Como fazer sachê perfumado para colocar em casa

Aprenda como fazer um sachê perfumado sem gastar muito e confira algumas dicas de essência para cada lugar da casa, como armário e banheiro, por exemplo.


Com muitas e muitas utilidades, o sachê perfumado é bem fácil de fazer e ajuda a economizar quando queremos dar um presente. Os sachês ajudam a perfumar ambientes, gavetas e armários, entre outros. Se você está pensando em fazer o sachê, confira abaixo o passo a passo e arrase.

Receita do sachê perfumado

Ingredientes:

100 g de sagu
4 ml de essência para sabonete no aroma que preferir
1 ml de fixador, que pode ser encontrado em casas que vendem essências
4 ml de álcool de cereal
1 pedaço de fita de cetim da cor que preferir
1 pedaço de tule de 17 x 22 cm ou como preferir
Tecido de algodão 15 x 20 cm ou segundo o tamanho escolhido para o tule

Imagem de sachê com ervas

Foto: Depositphotos

Modo de preparo:

Pegue um pote e coloque o sagu, a essência, o álcool e o fixador. Tampe bem para não vazar e chacoalhe para que os ingredientes fiquem bem misturados. Mantenha tampado e deixe em local arejado por cerca de dois dias, de forma que o fixador faça com que o sagu adquira bem o cheiro escolhido.

Quando secar, pegue o sagu com o aroma e leve para o local em que fará a montagem. Pegue o tecido em algodão e estique em uma mesa. Coloque por cima o tule e, no meio, coloque a quantidade desejada de sagu. Junte as pontas do tecido para formar uma trouxa e então amarre com a fita.

Como escolher a essência?

Se você está em dúvida sobre escolher a essência que será utilizada, confira as nossas dicas:


Gavetas e armários de cozinhas: alguns condimentos e ervas que são usados na culinária podem ser escolhidos para essa região, como a erva-doce, a canela em rama, o cravo-da-Índia e as folhas de louro, por exemplo.

Roupas masculinas: cheiros amadeirados como cedro são os mais escolhidos para este fim.

Roupas de bebê ou femininas: normalmente usa-se a lavanda que, além de ter um perfume bastante delicado, é repelente de insetos, como traças de roupas, por exemplo, atuando também como fungicida e bactericida.

Banheiros: para os banheiros, você pode escolher a lavanda também, que é um dos aromas favoritos, assim como o eucalipto.

Roupas de cama, mesa e banho: nas gavetas que são guardadas as roupas de cama, mesa e banho, por sua vez, combinam aromas como lavanda, vetiver, gerânio, capim-limão, bergamota, flores de laranjeira, entre outros.

Livros: onde os livros ficam guardados, as opções sugeridas são o louro, já que ele ajuda a afastar as traças. Nesse local podem ser colocadas as folhas, sem necessidade de sachê.


Reportar erro