Como fazer bom uso do limão para emagrecer?

Por Redação

Como fazer bom uso do limão para emagrecer?

Imagem da fruta que ajuda a combater o inchaço do corpo | Imagem: Reprodução

Essa fruta tão comum e tão utilizada em nosso país, tem fama, desde os anos oitenta, de emagrecedor. Recentemente, a publicação de um livro, nos Estados Unidos, “Master Cleanse”, que é o nome como a dieta à base de limões é chamada, fez com que essa propriedade da fruta voltasse à moda!

Mas a proposta dessa dieta não é aconselhável, segundo nutricionistas, já que são dez dias à base de limão diluído em água, com glicose e pimenta, sem nenhum alimento sólido, o que pode prejudicar demais a saúde! Assim como antigamente, tornou-se uma mania tomar em jejum o suco puro de vários limões, o que pode ocasionar agressões ao estômago.

Qual a quantidade certa a ser consumida?

Mas não se assuste! Você pode fazer uso do limão sim! Usado sem exageros, ele pode ser extremamente benéfico à saúde, de forma geral, pois possui centenas de propriedades benéficas ao organismo, entre vitaminas e outros. Além disso, para o emagrecimento ele também funciona mesmo! Só não é necessário que se cometa exageros que acabarão prejudicando muito mais do que o favorecimento da perda de peso, o uso da fruta deve ser constante e limitado. O ideal é que se alie o consumo de duas ou três unidades da fruta por dia, com uma dieta equilibrada e todos os cuidados essenciais para manter o peso em ordem, assim, o limão, além dos benefícios que oferece, também ajudará a emagrecer!

Por que o limão é emagrecedor?

As frutas cítricas, como a laranja, a mexerica e o limão, contém o ácido cítrico, sendo que o limão é a que o possui em maior quantidade do que os outros, por isso, os efeitos desse ácido se destacam com seu uso. E esses efeitos são os seguintes: esse ácido tem ação adstringente, como um detergente que dissolve toxinas e gorduras; tem efeito alcalinizante, ou seja, deixa o ph do sangue e outros líquidos do corpo menos ácidos, ao contrário do que o sabor azedo possa sugerir, dando a impressão de que aumenta a acidez. Essa ação favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo de maneira geral, e isso ocasiona a perda e a manutenção do peso corporal.

Ainda, o ácido cítrico promove uma ação antisséptica que combate microorganismos causadores de fermentação no estômago e intestinos, por isso, o consumo do limão também é benéfico para evitar a formação e acúmulo dos desagradáveis gases, que muitas vezes causam inchaços, aumentando o volume abdominal!

O que mais você ganhará ao consumir esta fruta

  • um intestino mais regulado, já que tem leve efeito laxativo;
  • aparência renovada e organismo protegido, já que a fruta possui vitamina C, antioxidante que combate radicais livres;
  • o cálcio e o potássio, presentes no limão, em conjunto com a vitamina C, superam os comprimidos de suplementos de vitamina C, por isso, dois limões ao dia são mais eficientes do  que as cápsulas;
  • o limão, consumido inteiro, até com a casca, previne o câncer, especialmente de mama, impedindo o desenvolvimento das células alteradas; a indicação é de três unidades ao dia;

Qualquer um dos mais de 70 tipos de limões, entre Taiti, Galego, Ciciliano,etc., encontrados em abundância em nosso país, possui as mesmas características e propriedades, portanto, você pode escolher o que lhe convier para consumir!

Veja como podem ser utilizados os limões para cada objetivo

PARA EMAGRECER, DESINCHAR E DESINTOXICAR:

Esprema um limão fresco em um copo de água, beba em jejum, trinta minutos antes do desjejum, assim, a “limpeza” não sofrerá influência de qualquer alimento sólido. Também 10 ou 15 minutos antes do almoço e do jantar faça o mesmo. O açúcar não deve ser usado porque sua ação é contrária à proposta de desintoxicação. Para quem tem dificuldade em ingerir bebidas azedas, podem ser acrescentadas 10 ou 15 gotas de lima-da-Pérsia, que tem sabor mais suave, mais doce e também tem efeito desintoxicante. Para que os efeitos na balança sejam notados, o limão deve ser consumido todos os dias diluído como recomendado, até que o peso esteja como desejado, além disso, o hábito de temperar saladas, peixes, certos assados, etc. com o limão, também é boa maneira de acrescentá-lo à dieta e ususfruir de seus benefícios.

 

PARA ESTIMULAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO:

Bata no liquidificador um limão fresco e com a casca, apenas sem o miolo branco e as sementes, junto com um copo de água de mineral ou água de coco, um punhado de broto de alfafa (ou salsinha) e uma maçã. Deve ser bebido no meio da manhã e no meio da tarde. A junção de frutas e outros vegetais com o limão, promovem a potencialização dos efeitos protetores e revitalizantes desse suco.

 

ESTIMULAR O INTESTINO E REDUZIR OS GASES:

Espremer um limão fresco em um copo de água morna e beber em jejum. A água morna é porque, quanto mais próxima a temperatura do alimento com a temperatura do corpo, mais fácil a digestão. A parte branca, a que fica na entrecasca, possui pectina, uma fibra que serve de alimento às boas bactérias que protegem o intestino.