Como deixar o sofá de couro brilhando em apenas 4 etapas

Os sofás de couro são peças que imprimem personalidade e bom gosto a qualquer ambiente, porém, também estão expostas a poeira e sujeira


Os sofás de couro são peças que imprimem personalidade e bom gosto a qualquer ambiente, sobretudo as salas. Porém, cuidar para que ele permaneça sempre em bom estado e com aparência de novo, não é uma tarefa das mais fáceis. Porém, seguindo algumas dicas, você não levará mais de 20 minutos para limpá-lo por inteiro.

De acordo com a escritora Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, da editora Publifolha, a limpeza do sofá de couro pode ser finalizada em apenas quatro etapas. Já em relação a frequência de repetição da tarefa, esta pode ocorrer apenas uma vez por ano.

Para limpar o sofá de couro

Para deixar o seu sofá de couro com aparência de novo, você vai precisar apenas de alguns acessórios: aspirador de pó, bocal com cerdas, panos de microfibra, sabão de coco, esponja seca e panos para retirar pó. Com todos os objetos a mão, preste atenção no passo a passo para executar a limpeza:

Como deixar o sofá de couro brilhando em apenas 4 etapas

Foto: depositphotos

1º passo

Com o bocal de cerdas, passe o aspirador por todos os cantos e superfícies. Além de retirar todo o pó, preste atenção em possíveis migalhas que podem ter se depositado no interior do sofá.


2º passo

Molhe um pano de microfibra em água quente e torça bem para que ele fique apenas ligeiramente úmido. Passe nos lugares onde identificar sujeira ressecada, sobretudo na região do encosto e do braço do sofá.

3º passo

Para retirar toda aquela sujeira que não saiu apenas com a água quente, a dica é utilizar o sabão de coco. Para isso, basta colocar um pouco do produto em uma esponja úmida. Procure trabalhar em pequenas áreas por vez.

4º passo

Para finalizar, esfregue toda a superfície do sofá de couro com um pano de microfibra seco e limpo. Faça movimentos firmes e repetitivos para deixar o couro brilhando.

Dicas adicionais

Para acabar com aquelas manchas no couro causadas por água, basta esfregá-lo levemente com um pano branco e macio. Usar um papel-toalha também pode resolver. Já para as manchas de gordura, a dica é usar o sabão de coco em flocos. Para enxaguar, use pouca água para não danificar o couro. Vale lembrar que existem produtos específicos para o couro. Porém, eles não removem sujeira, apenas são usados para lustrar.


Informar erro