Como cuidar da artrite com tratamentos naturais?

Por Daiane Silva

Tratamentos naturais para artrite

Tratamentos naturais para amenizar os sintomas deste problema | Imagem: Reprodução

Artrite é um termo médico referente às doenças que causam uma inflamação no tecido conjuntivo (particularmente nas articulações), ou uma degeneração não-inflamatória desses tecidos. Estas são mais de 100 doenças diversas, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Tipos mais comuns

Existem duas manifestações mais comuns dessa enfermidade: a osteoartrite, que é uma degeneração pelo uso e desgaste da articulação e a artrite reumatoide, inflamação resultante de uma alteração no sistema imunológico.

A osteoartrite acontece quando a cartilagem da articulação que cobre a terminação do osso é prejudicada ou desgastada de maneira irregular, o que torna a movimentação daquela articulação extremamente difícil e dolorosa. Esta é a causa mais comum de limitação funcional em idosos, atinge, normalmente, o pescoço, coluna vertebral, quadril e joelhos. São 90% (segundo estimativas) da população com mais de 50 anos que tem sua rotina prejudicada, com tarefas simples como subir escadas, dirigir, abrir latas, etc., tornando-se praticamente impossíveis de realizar. E as pessoas com mais de 70 anos que apresentam sintomas dessa doença chegam a 70%, tornando esta, a mais comum das artrites.

A artrite reumatoide é mais comum em mulheres, afetando 1 a 2% da população mundial. Manifesta-se inicialmente nas articulações, as razões ainda não são muito esclarecidas, mas o organismo produz resposta imunológica contra todas as articulações e isso causa dor, inchaço, inflamação, erosões nos ossos e cartilagem articular e, com o passar do tempo, o quadro evolui para deformidades dessas articulações, rigidez acentuada pela manhã, especialmente e falta de movimentos, tudo isso com muita dor. Em casos mais graves desse tipo de artrite, deformidades podem se tornar irreversíveis e também sintomas causados sistêmicos pela produção de um anticorpo chamado fator reumatoide, que pode causar danos a outros órgãos que não sejam as articulações, como fígado, pulmão e rim. Os primeiros sintomas surgem precocemente, entre 25 e 40 anos, normalmente, mas podem surgir a qualquer idade, até mesmo em crianças.

O tratamento das artrites tem por objetivo aliviar os sintomas, já que as articulações não podem ser curadas, apenas substituídas por próteses.

Tratamentos naturais para aliviar os sintomas das artrites

  • ALFACE: faça um suco com o talo da alface, batendo no liquidificador com um pouco de água e beba meio copo antes de dormir;
  • PEPINO: excelente em casos de gota, reumatismo e artrites. Preparar um suco com pepino, beterraba e cenoura e beber em jejum.
  • MELANCIA, MAÇÃ E MELÃO: estas são as frutas que devem substituir uma das refeições, de preferência o café da manhã, durante um mês. A cada mês, usa-se uma delas.
  • LIMÃO: fazer a chamada “cura de limão”. Começar com um limão no primeiro dia, dois no segundo e assim até completar 10, aí, então, começa-se a reduzir, chegando a um limão no 20° dia. Eles devem ser espremidos e diluídos em água.
  • CHÁ DE CAVALINHA, SALSAPARRILHA, DENTE-DE-LEÃO E CHAPÉU-DE-COURO: misturar os chás em quantidades iguais e usar 3 colheres de sopa em um litro de água fervente. Tomar 3 xícaras ao dia.
  • VINAGRE de maçã: misturar 2 colheres de café de vinagre de maçã em 1 copo de 100ml de água, adoçado com mel, deve ser bebido junto às refeições. Essa mistura ajuda no metabolismo do cálcio, que as pessoas com artrites tem dificuldades para conseguir.