Como controlar o desejo por doces naturalmente?

Os doces estão ligados à ideia de calma e é muito comum que as pessoas…


Os doces estão ligados à ideia de calma e é muito comum que as pessoas ataquem estes alimentos em momentos de estresse e ansiedade. De fato, os doces estimulam a produção do hormônio denominado serotonina, responsável por provocar uma sensação de bem-estar e prazer. Ingerir uma porção diária de açúcar, atentando sempre para a escolha feita e a quantidade, não vai prejudicar a dieta, pois o segredo é evitar que o desejo por doces vire uma compulsão, como aquela vontade incontrolável de devorar uma barra inteira de chocolate em poucos minutos.

Como controlar o desejo por doces naturalmente?

Foto: Reprodução

Cada você sinta uma vontade incontrolável de comer doces, a causa disto pode ser carência de vitaminas (principalmente a B12), de minerais, como o selênio e o manganês, e de ômega-3. Como controlar o desejo por doces? Confira a seguir algumas boas dicas para comer este alimento sem prejudicar a saúde:

Dicas para controlar o desejo por doces

Parar gradativamente

Para muitas pessoas é muito difícil cortar os doces do cardápio de uma vez, levando a um posterior excesso de consumo destes alimentos. Por este motivo, o melhor é diminuir o consumo aos poucos. Porém, nos casos de compulsão alimentar, o ideal é cortar de uma vez.

Sobremesa ideal

As melhores opções para a sobremesa são os doces com castanhas ou frutas, porque a glicose é liberada no sangue gradativamente, controlando o desejo e evitando os abusos do alimento.


O horário ideal

A hora certa para consumir doce é logo após o almoço, pois as fibras presentes na refeição diminuem a absorção do açúcar, o que faz com que a pessoa engorde menos.

Alimentos anticompulsão

Uma das dicas para controlar o desejo por doces é incluir no cardápio alguns alimentos anticompulsão, como os seguintes: amêndoas sem sal, maçã, suco de romã, ovo, salmão e espinafre.

Consuma os sabores fortes

Se a vontade de comer chocolate está muito grande, prefira o meio amargo, por não conter açúcar (que estimula a vontade de comer mais) e pelas suas propriedades antioxidantes.

Praticar atividades físicas

Além dos benefícios que proporciona à nossa saúde em geral e à estética, os exercícios físicos também ajudam a reduzir a vontade de comer doces. De acordo com estudos, após praticar atividades físicas, as pessoas se sentem com menos vontade de ingerir alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura.


Reportar erro