Como clarear sardas e manchas no rosto com receitas caseiras?

Por Redação

Como clarear sardas e manchas no rosto com receitas caseiras?

Mulher com pele cheia de sardas| Imagem: Reprodução

Sardas e manchas podem surgir no rosto espontaneamente, causadas por um aumento na produção de melanina e pela exposição ao sol. Esse aumento na melanina pode ser ocasionado por vários fatores, desde a propensão genética ao uso de alguns medicamentos.

As pessoas de peles mais claras tem maior propensão às sardas ou aos melasmas, que são manchas escuras na pele. As sardas podem ser charmosas para algumas pessoas, especialmente as que as tem desde a infância, como as pessoas ruivas, nas quais é comum vermos as pintinhas.

As sardas, mesmo as de origem genética, tendem a escurecer mais ainda pela exposição ao sol, por isso, quem as tem deve ter atenção ainda maior do que as outras pessoas com o protetor solar! Elas costumam aparecer em áreas que ficam mais expostas ao sol, como o rosto, colo e braços. Para algumas pessoas, as sardas são incômodas e antiestéticas, por isso, tem o desejo de tirá-las. Embora seja um procedimento demorado, na maior parte dos casos, é possível atenuar muito ou fazer com que sardas e manchas sumam. Através de novos cremes à venda ou pomadas receitadas pelo dermatologista, à base de substâncias clareadoras, como hidroquinona e ácidos específicos, além de peelings superficiais feitos por sete dias.

Tratamentos naturais

Apesar de serem tratamentos excelentes, tendo bastante eficácia no clareamento ou desaparecimento das manchas ou sardas, às vezes tem custos que não podem ser pagos por todas as pessoas, então, podem ser utilizadas receitas caseiras que são preparadas com substâncias com poder clareador, a um custo muito baixo. Essas receitas também são boa opção para quem é muito alérgico, já que sua formulação é natural.

Veja as dicas para clarear a pele

  • Aplique suco de limão ou laranja, diluído em água,como um tônico, à noite e deixe até o dia seguinte. Pela manhã, enxágue muito bem, pois essas substâncias podem causar manchas em contato com o sol;
  • MÁSCARA DE MANTEIGA – derreta um pouco de manteiga e aplique na pele, por 20 minutos, lavando bem em seguida. Obs.: não deve ser aplicada em peles oleosas!
  • ÁGUA OXIGENADA 10 vol. – Aplique com algodão à noite e enxágue muito bem na manhã seguinte.
  • A vitamina C melhora a resistência da pele ao sol, então, consuma muitos alimentos ricos nessa vitamina, como laranja, morango, kiwi, acerola, limão, goiaba, etc.