Comidas que você deve eliminar de vez para entrar na dieta

Refrigerante, frituras, carnes processadas, doces, lanches e outras tentações são inimigas de qualquer dieta


Correr atrás do corpo perfeito é uma missão defendida com unhas e dentes por homens e mulheres, sobretudo as mulheres.

Porém, para alcançá-lo é preciso abdicar de muitas tentações e aliar a prática de exercícios a uma dieta saudável, longe das calorias e extravagâncias.

Refrigerante, frituras, carnes processadas, doces, lanches e outras tentações são inimigas de qualquer dieta.

Por isso, enquanto tiver determinado a perder peso e manter uma alimentação saudável, ficar longe deles passa a ser uma obrigação. Foco nos objetivos e siga em frente.

Alimentação saudável

É por meio da alimentação que as pessoas suprem o corpo com todos os nutrientes que ele necessita para o bom funcionamento das células, órgãos e tecidos.

No entanto, existe uma gama de alimentos que além do valor nutricional zero ainda prejudicam a saúde. Confira.

Refrigerantes

Comidas que você deve eliminar de vez para entrar na dieta

Foto: Pixabay

As bebidas gasosas são verdadeiras vilãs da alimentação saudável. Eles provocam deficiência na absorção de vitamina B6, osteoporose, anemia, erosão dental, danos nas células cerebrais, insônia e hiperatividade infantil.

Os refrigerantes dietéticos apesar do que se prega nas propagandas não são menos agressivos a saúde. Eles contém altos níveis de aspartame, que podem causar danos no sistema nervoso.

Fuja do refrigerante, seja ele do tipo que for. Opte por água, sucos e até as frutas.

Gorduras saturadas

comidas-que-voce-deve-eliminar-de-vez-para-entrar-na-dieta

Foto: Pixabay

Entre as consequências que elas podem trazer para a saúde estão a obesidade, sobrepeso e aumento dos níveis de colesterol.

Em temperatura ambiente, elas se apresentam na forma sólida e são consumidas em larga escala no dia-a-dia. Entre as principais estão: queijo, margarina e manteiga.


Mas, pior que elas são as gorduras saturadas encontradas nas frituras industrializadas, onde a gordura trans é usada para a conservação desses alimentos.

Na prática, elas elevam os níveis de colesterol ruim (LDL) e reduz os níveis de colesterol bom (HDL). Para substituir esse tipo de gordura no preparo dos alimentos, você pode optar pelo azeite.

Carnes processadas

comidas-que-voce-deve-eliminar-de-vez-para-entrar-na-dieta

Foto: Pixabay

Um dos principais ingredientes para manter as carnes processadas com aparência avermelhada e conservada por mais tempo nos supermercados é o nitrito.

Porém, quando essa substância está no sistema digestivo acontece uma reação que origina moléculas perigosas para o organismo, conhecidas como nitrosaminas.

Sódio

comidas-que-voce-deve-eliminar-de-vez-para-entrar-na-dieta

Foto: depositphotos

Alimentos ricos em sódio estão saltando aos olhos, nas prateleiras dos supermercados. Eles contêm uma elevada quantidade de gorduras trans, favorecendo o desenvolvimento da obesidade, diabetes e anemia. Seu consumo não traz nenhuma vantagem para o organismo, pois a quantidade de nutrientes é zero.

Açúcar refinado

comidas-que-voce-deve-eliminar-de-vez-para-entrar-na-dieta

Foto: Pixabay

O açúcar refinado é uma química que contribui para a obesidade, surgimento de cáries, insuficiência renal, diabetes e até cegueira.

Alguns especialistas apontam o açúcar refinado como fator de dependência, sobretudo entre as crianças. Para manter a linha saudável, substitua-o pelo mel ou pelo açúcar mascavo.

Adoçantes

Comidas que você deve eliminar de vez para entrar na dieta

Foto: reprodução/YouTube Diabetes

Se você imaginou que, para manter a dieta na linha, bastava substituir o açúcar por adoçante, acho melhor rever seus conceitos.

Os principais componentes da substância são: sacarina, ciclamato, xarope de milho e aspartame. Elas podem provocar alergias, câncer de bexiga, lesões no fígado e até atingir o sistema nervoso central.


Reportar erro