Comer sementes de tomate faz mal à saúde?

Você já ouviu falar que a semente de tomate faz mal para os rins? Conheça os mitos e verdades sobre este fruto e as suas sementes


Altamente cultivado e consumido no mundo inteiro, o tomate possui apenas 21 calorias a cada 100 gramas e contém vitaminas A, B1, B2, B6 e C, além de folatos, potássio, ferro, magnésio e fósforo.

O tomate é, ainda, um dos alimentos mais ricos em licopeno, substância antioxidante e anticancerígena que impede a oxidação das células da próstata e impede a ação prejudicial dos radicais livres.

Mas você já ouviu falar que a semente de tomates faz mal para os rins? Será que isto é mesmo verdade?

Sementes de tomate não fazem mal para os rins

Algumas pessoas, quando “filtram” o sangue, acumulam cristais que se depositam e ficam grandes, formando as “pedras” nos rins, que doem bastante. Mas a semente de tomate não produz os cristais. Trata-se de um mito.

As sementes de tomate também não aumentam as chances de desenvolver doenças renais, mas, se você já tem pedras de oxalato de cálcio nos rins, o recomendado é retirar as sementes do tomate antes de comer o fruto.

Mitos e verdades sobre as sementes de tomate

Comer sementes de tomate faz mal à saúde?

Foto: Pixabay

Sementes de tomate pioram a crise de diverticulite

VERDADE. As sementes de tomate pioram a crise de diverticulite, mas não aumentam os riscos de ter o problema ou de iniciar uma nova crise. Assim sendo, as sementes podem ser consumidas tranquilamente quando a doença estiver controlada.


Sementes de tomate ajudam a afinar o sangue

VERDADE. O gel que recobre as sementes de tomate auxilia na prevenção de coágulos no interior dos vasos sanguíneos, protegendo o organismo de problemas como infarto e AVC.

Além disso, o tomate também ajuda a prevenir o colesterol alto e doenças cardíacas.

Sementes de tomate são proibidas na gota

MITO. As sementes do tomate podem ser consumidas pelos indivíduos que têm gota, pois o fruto contém pouca quantidade de purina, substância que participa na formação do ácido úrico.

Sementes de tomate fazem mal para o pâncreas e a vesícula

MITO. O tomate e as suas sementes contribuem para a boa saúde do pâncreas e da vesícula, pois auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo e na eliminação de toxinas.

Tomate protege contra o câncer de próstata

VERDADE. O tomate é importante para prevenir diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer, como o de próstata e de cólon, devido a substâncias antioxidantes como o licopeno e a vitamina C.

Tomate tem muito agrotóxico

VERDADE. O fruto está entre os 10 alimentos com maior concentração de agrotóxicos.


Reportar erro