Comer manga e banana à noite faz mal?

A resposta para tal pergunta, em partes, é não. Todavia é preciso ter cuidado ao tipo de banana e a quantidade a ser ingerida, por exemplo


Você chega à noite em casa do trabalho, cansado(a) e com “aquela” fome. Você toma, primeiramente, um revigorado banho para relaxar o corpo e, logo em seguida, senta-se à mesa para a hora do jantar.

Nesse dado momento, bate em você o desejo de degustar uma deliciosa manga ou banana. Todavia, a voz da sua consciência imediatamente surge e fala “não”: que comer banana ou manga à noite é prejudicial à saúde.

Mas será que, de fato, degustar tais frutas durante o período noturno é algo nocivo ao organismo? A resposta para tal pergunta, em partes, é não. Frutas como a manga e a banana são digeridas facilmente e, além disso, são dotadas de altos níveis de fibras e nutrientes, esses responsáveis por equilibrar o intestino.

Mas não se engane: comer qualquer tipo de fruta em excesso à noite, sobretudo próximo da hora de dormir, pode causar azia, refluxo e má digestão.

E se a pessoa sofrer de intestino preso, por exemplo, deve evitar a banana do tipo prata, tanto à noite como durante o dia. A mesma possui um tipo de fibra que age no controle de diarreias, segurando assim ainda mais o intestino e podendo causar a piora de problemas como prisão de ventre ou gerar indigestão e sensação de estômago cheio.

Nesses casos, o melhor a se fazer é dar preferência a banana do tipo nanica, esta que é rica em fibras insolúveis, as quais facilitam o trânsito intestinal.


Comer manga e banana à noite faz mal?

Foto: Free Images

Benefícios da banana para a saúde

Consumida em sua forma in natura em bolos, sorvetes, saladas de frutas, sobremesas entre outras opções, a banana pode gerar inúmeros efeitos benéficos no organismo humano, entre os quais estão:

-Reduzir o apetite
-Regular o intestino
-Diminuir a pressão arterial estimulando a liberação de sódio por meio da urina
-Prevenir cãibras musculares, uma vez que esta fruta é rica em potássio
-Auxiliar no combate à depressão devido a substância triptofano, esta responsável por formar a serotonina, hormônio dotado da capacidade de relaxar e melhorar o humor.

Benefícios da manga para o organismo

Já a manga, por sua vez, promove os seguintes benefícios:

-Estimular a saúde da visão e da pele, por meio da vitamina A
-Fortalecer o sistema imunitário
-Por ser fonte de fibras, combater a prisão de ventre
-Agir como antioxidante devido a presença de carotenoides e, consequentemente, prevenindo o câncer.


Reportar erro