Comer couve todo dia deixa o cérebro 11 anos mais jovem

De acordo com um estudo elaborado pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, este vegetal é capaz de evitar o envelhecimento precoce do cérebro


A alimentação natural é o tipo de refeição mais indicada para as pessoas que querem ter uma vida mais saudável e duradoura, e isto deve-se ao fato de que as propriedades benéficas ao organismo são encontradas com facilidade nos produtos não industrializados.

Por exemplo, os vegetais são opções nutritivas para compor o cardápio, tendo em vista que são ricos em vitaminas, minerais e outras enzimas que fortalecem a saúde.

Dentro do universo das folhas verdes, uma delas se destaca no que se refere à proteção da função cerebral, a couve.

De acordo com uma recente pesquisa elaborada pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, este vegetal é capaz de evitar o envelhecimento precoce do cérebro, permitindo que os consumidores diários desfrutem de uma jovialidade cerebral de até 11 anos à frente de quem não possui o costume de ter nas refeições a couve.

Comer couve todo dia deixa o cérebro 11 anos mais jovem

Foto: Pixabay

Pesquisa: dados e benefícios encontrados

Para compor o estudo feito pela universidade estadunidense foi necessário avaliar o estilo de vida de 950 idosos, entre 2 e 10 anos. A pesquisa tinha como base identificar os hábitos alimentares de cada um dos voluntários e acompanhar a habilidade mental que eles possuíam.

Com o passar do tempo, foi constatado que as pessoas que consumiam diariamente folhas verdes, como couve ou espinafre, tinha um declínio cognitivo menor se comparado com os idosos que não consumiam estes alimentos.


O resultado final do estudo comprovou que as funções cerebrais de idosos adeptos às folhas verdes são 11 anos mais jovem do que aqueles que não tinham este hábito.

Isto significa dizer que, quem consome vegetais verde escuro, como no caso do couve, tem mais chances de manter o cérebro jovem, saudável e exercendo com excelência suas funções.

Além disso, como a couve é uma verdura rica em vitamina E e antioxidantes, ela também é capaz de evitar o desenvolvimento de mal de Alzheimer e outros problemas degenerativos que afetam o cérebro. Também ajuda a estimular a concentração.

Vale ressaltar que o vegetal deve ser adicionado as refeições diárias, no mínimo duas vezes ao dia.

Outros benefícios do couve

Mesmo com todas as ações benéficas já citadas, a couve ainda possui outras propriedades que lhe conferem mais benefícios à saúde como a vitamina C e a substância betacaroteno.

Estes dois elementos são responsáveis por eliminar a concentração de colesterol ruim (LDL) nas veias e artérias, consequentemente, previnem a ocorrência de infartos ou acidente vascular cerebral.


Reportar erro