Combata o mau colesterol com tratamentos caseiros

Esse é um dos males dos nossos tempos, quando nos alimentamos mal, com alimentos industrializados…


Esse é um dos males dos nossos tempos, quando nos alimentamos mal, com alimentos industrializados na maior parte do tempo. O colesterol elevado pode causar diversos e sérios problemas à  saúde, especialmente ao sistema vascular, já que causa o entupimento das veias e artérias, impedindo a circulação sanguínea normal, o que afeta todo nosso organismo e pode causar, de forma mais grave, a médio e longo prazo, infarto.

Ele é produzido em nosso organismo, sendo este suficiente para as funções que desempenha, que é a renovação celular e a conversão dos ácidos biliares para contribuir na digestão, além de produzir hormônios sexuais. Apesar disso, os alimentos também possuem colesterol e é aí que mora o perigo! A ingestão desses alimentos em excesso, aumentam os níveis de colesterol, que vão direto se alojar nas paredes das artérias, o que causa arteriosclerose e futuros problemas cardíacos.

Qual a diferença entre LDL e HDL?

Combata o mal colesterol com tratamentos caseiros

Cuide da sua saúde mantendo uma boa alimentação | Imagem: Reprodução

LDL – é o mau colesterol, concentra-se nas paredes das artérias e veias, dificulta a circulação e resulta em deficiências cardíacas.


HDL –  esse é o bom colesterol porque remove o ruim das paredes das artérias, melhorando a circulação e transporta o colesterol das células do corpo até o fígado, para que seja transformado em ácidos biliares para a digestão ou eliminado.

Além da má alimentação, outras causas, como a genética, que determina o modo como o seu organismo metaboliza o colesterol; doenças, como a diabetes, doenças renais, problemas hepáticos ou de tireóide; a obesidade e o sedentarismo, também aumentam os níveis de colesterol.

Alguns tratamentos naturais para combater o colesterol

Tratamento natural

Tratamento natural | Imagem: Reprodução

  • BERINGELA – Ferva uma beringela com suas folhas (a proporção é de 40g de beringela para 1 litro de água). Beba uma xícara desse chá uma vez ao dia, durante uma semana e faça um intervalo de três dias e retome.
  • DENTE-DE-LEÃO –  Ferva as folhas de dente-de-leão na água e deixe amornar, então coe o chá. Beber uma xícara desse chá, três vezes ao dia.
  • ABACAXI – Prepare sucos da fruta ou a consuma in natura, essa fruta tem poderes de reduzir e tratar o problema de colesterol do sangue.

Reportar erro