Combata de vez o colesterol com o chá de jiló

O jiló também pode ser consumido na forma de chá, bebida que combate o colesterol e auxilia no emagrecimento. Saiba como preparar o chá de jiló


Bastante conhecido da população brasileira, mas nem tão apreciado devido ao seu sabor extremamente amargo, o jiló proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Provavelmente, o fruto tropical é originário da África ou Índia, tendo chegado ao Brasil junto com os escravos que vieram trabalhar na lavoura de cana de açúcar.

Além de ser preparado refogado, o jiló também pode ser consumido na forma de chá, resultando em uma bebida que combate o colesterol e auxilia no processo de emagrecimento.

Propriedades e benefícios do jiló

O jiló possui elevadas quantidades de vitamina A, do complexo B e C, além de outros nutrientes como cálcio, ferro, fósforo e magnésio, que auxiliam no combate ao colesterol “ruim” (LDL).

Com propriedades antioxidantes, este fruto também contém muita água em sua composição (mais de 90%), além da baixa quantidade de calorias (apenas 40 calorias em 100 gramas).

Dentre os benefícios proporcionados pelo jiló estão os seguintes:

  • Auxilia no tratamento de distúrbios no fígado e dispepsia biliar;
  • Protege o sistema cardíaco;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Provoca sensação de saciedade;
  • Combate o mau hálito;
  • Previne a pelagra;
  • Reduz o colesterol “ruim” (LDL).
Imagem de mulher próximo de janela segurando caneca azul

Foto: Depositphotos


Chá de jiló com abacaxi para combater o colesterol

O chá de jiló com abacaxi é uma excelente opção natural para quem deseja reduzir as taxas do colesterol “ruim” (LDL) e emagrecer. É rico em vitaminas A, B e C, além de minerais como o cálcio e magnésio.

Com ação antioxidante, esta bebida elimina todas as impurezas do organismo, combate o mau colesterol e ajuda as pessoas que sofrem com mau hálito. Além disso, contém poucas calorias e auxilia no processo de emagrecimento, uma vez que também proporciona a sensação de saciedade por mais tempo, evitando o ataque à geladeira e o consumo de calorias extras.

Receita do chá de jiló com abacaxi

Ingredientes

– 9 jilós;
– Cascas de 1 abacaxi;
– 1 litro de água.

Modo de preparo

Descasque o abacaxi, separe as cascas e coloque-as de molho pelo período de 15 minutos. Depois lave bem as cascas da fruta e reserve.

Corte os 9 jilós em quatro partes e, posteriormente, junte as cascas do abacaxi com os jilós cortados mais 1 litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e guarde o chá na geladeira por até 48 horas.

Para dar um gostinho a mais, você pode adoçar a gosto e acrescentar folhas de hortelã. Este chá pode ser consumido quente ou gelado, dependendo da sua preferência.


Reportar erro