Combata a intolerância à lactose com remédios caseiros

A intolerância à lactose tem atormentando bastante e muitas pessoas nem sabem que a tem. Saiba os sintomas do problema e alguns remédios caseiros para cura!


Cada vez mais pessoas descobrem que sofrem com a intolerância à lactose, está que é a incapacidade do organismo digeri-la. No organismo que é livre desse problema, a lactose é digerida por uma enzima chamada de lactase, que transforma em energia. Contudo, quando o organismo produz menos enzimas, o corpo não é capaz de digerir todos os açúcares dos produtos lácteos. Assim, surge a alergia à lactose.

Sintomas do problema

Muitos sequer sabem que têm alergia, pois não relacionam os sintomas a esse problema. Conheça o que pode acontecer com o corpo:

  • Enjoos frequentes
  • Diarreia ou fezes moles
  • Excesso de gases ou flatulência
  • Cólicas
  • Sensação de inchaço na barriga
  • Refluxo

Medidas para solucionar a intolerância à lactose

Elimine o leite

Mesmo que seja difícil para você, é importante parar o consumo de leite. Embora ele seja uma ótima fonte de nutrientes, ele não é necessário para nossa vida e tais substâncias benéficas ao organismo podem ser encontradas em outros alimentos (como brócolis, ovos, feijão, salmão e fígado).

Combata a intolerância à lactose com remédios caseiros

Foto: Reprodução/ internet

Atenção aos produtos lácteos

Em alguns casos mais amenos, produtos lácteos ainda podem ser consumidos, contanto que em pequena quantidade e com alguns cuidados. Escolha as versões magras, light ou desnatadas dos produtos que contêm lactose. Neste caso, é importante ficar atento aos sintomas e consultar um médico para que o mesmo diagnostique se você pode consumir esses produtos.


Suplementos

Como a intolerância se dá pela incapacidade do organismo digerir a lactose você também pode optar por tomar suplementos de lactase ou probióticos. Para saber qual o suplemento indicado para o seu caso, consulte um médico e pergunte as opções.

Remédios naturais para intolerância à lactose

Chás

Os chás são uma maravilha para nossa saúde. No caso da intolerância à lactose eles podem ser grandes aliados para o alívio dos sintomas. O chá de hortelã, além de ser refrescante e naturalmente gostoso, consegue aliviar o desconforto no estômago, ajudando na digestão. Já o chá de camomila, que é famoso por acalmar os nervos, acalma também o intestino, amenizando as dores. Nos casos de refluxo, a espinheira santa auxilia na proteção da mucosa gástrica.

Suco verde

É popular por suas propriedades emagrecedoras, mas o suco verde também auxilia na mucosa gástrica. Para fazer a receita refrescante, bata uma folha grande de couve e hortelã fresca com um copo de água, coloque em forminhas de gelo e espere congelar. Para fazer o suco, coloque no liquidificador uma fatia de maçã, uma fatia de gengibre, suco de laranja natural, algumas rodelas de cenoura, uma fatia de abacaxi e, finalmente, alguns cubos do gelo verde (atente à medida no liquidificador). É só bater e tomar imediatamente, para as propriedades não oxidarem.


Reportar erro