Coma sem culpa: pipoca de sorgo não engorda e faz bem a saúde

O grão de sorgo é rico em antioxidantes, vitaminas e sais minerais, o que ajuda a prevenir uma série de doenças e possui menos carboidratos do que o milho


Seja na hora do lanche ou para acompanhar aquele filme na televisão, difícil encontrar quem resista a pipoca. O alimento é resultado do aquecimento do milho, que faz com que ele estoure.

Alguns preparos usam óleo, manteiga e sal. Porém, é bom ficar de olho nesses ingredientes, pois podem deixar o alimento calórico e prejudicial a saúde.

Mas, se você quer aproveitar o alimento sem qualquer culpa, a pipoca também pode ser feita através do grão de sorgo. Ele possui grandes concentrações de nutrientes que são indicados para a manutenção da boa saúde.

Coma sem culpa: pipoca de sorgo não engorda e faz bem a saúde

Foto: depositphotos

Por ser facilmente encontrado, o sorgo também figura como substituto da farinha de trigo, devido as suas propriedades. Ah, ele também possui menos carboidrato do que o grão de milho.

Mais sobre o sorgo

O grão de sorgo é rico em antioxidantes, o que ajuda a retardar o envelhecimento celular; por meio das fibras, ele pode combater a prisão de ventre, controlar a glicemia e reduzir os índices de colesterol do organismo.


Ele apresenta vitamina do complexo B, além de minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Na sua composição ainda tem destaque vitaminas como a niacina, tiamina e riboflavina.

Somado as vitaminas e minerais que ele pode injetar no organismo, o sorgo ainda é usado nas dietas restritivas ao glúten e propicia mais benefícios para a saúde, como o combate e prevenção a algumas doenças.

Entre elas: faz bem a saúde digestiva; previne o aparecimento de câncer, doença celíaca; ajuda no controle da diabetes; faz bem aos ossos e ao desenvolvimento celular, além de aumentar a energia do corpo.

Pipoca de sorgo

Depois de conhecer muitos dos benefícios do grão para a saúde, chegou a hora de aprender como se faz a pipoca de sorgo.

Para começar, coloque um pouco de óleo de coco na panela, ou azeite, se preferir. Isso ajudará a pipoca a ficar ainda mais saudável. Depois disso, é só seguir com os passos seguintes, como se estivesse fazendo uma pipoca de milho.

Já se a sua pipoca preferida é a doce, você também pode usar o grão de sorgo no preparo. Prepara a pipoca normal, depois derreta chocolate adoçado com açúcar de coco e mergulhe as pipocas. Para endurecer o chocolate, basta colocar por alguns minutos na geladeira.


Reportar erro