Coco: o soro fisiológico natural. Conheça seus benefícios

Devido ao altor teor de sódio, potássio e outros sais minerais, a água de coco se torna uma aliada dos pacientes que sofrem com a desidratação


Comercializada para refrescar o corpo em dias quentes, a água de coco tem muito mais benefícios do que as pessoas imaginam. Por conter diversas propriedades necessárias para a manutenção de uma vida saudável, esse líquido deve ser inserido no dia a dia com mais frequência.

Seus efeitos benéficos são tão reconhecidos que ele pode servir como um ótimo substituto da água comum. Assim, a água de coco pode ser consumida em até dois litros por dia, da mesma forma que é indicada a ingestão de água comum.

Propriedades da água de coco

Coco: o soro fisiológico natural. Conheça seus benefícios

Foto: Pixabay

Rico em diversos componentes, o líquido extraído do coco tem a função de nutrir o embrião da fruta durante todo o processo de desenvolvimento na germinação da semente.

Por esse motivo é formado por minerais, fito-hormônios, lipídios, vitaminas, açúcares e proteínas. E ao ser ingerido no dia a dia, o consumidor consegue desfrutar de todos esses nutrientes. Mesmo que ele esteja in natura, na composição de sucos, chás etc.

Indicações dessa bebida

A água de coco pode ser utilizada na produção de sucos, elevando as qualidades nutricionais dos mesmos, o  mesmo acontece se combinado com chás. Se levada ao fogo juntamente com as ervas corretas pode ser um excelente remédio caseiro para doenças, principalmente as febris.

Ela é tão poderosa, que até mesmo fervida sozinha pode ser usada como um medicamento com propriedades diurética, vermífuga e laxativa. Contudo, um dos benefícios que mais merece destaque é o combate a desidratação.


Devido ao seu altor teor de sódio, potássio e outros sais minerais, bem como glicose e açúcares naturais contidos nesse líquido, a água de coco se torna uma aliada dos pacientes que sofrem com a desidratação, funcionando como um soro fisiológico natural altamente eficaz.

Também considerada uma aliada dos atletas, a água de coco consegue repor a energia gasta nos treinos e nas competições, isso graças aos minerais nela presentes. Por exemplo, o potássio ajuda na contração dos músculos e ainda tem o poder de combater as possíveis cãibras.

O cálcio, sódio, magnésio e fósforo juntos se combinam formando um isotônico natural, o qual também funciona como auxiliador dos músculos e ainda evita a fadiga dos competidores.

Todos esses benefícios, combinados com o baixo valor calórico e o poder antioxidante que essa água possui, transforma esse simples líquido em um “braço direito” da saúde humana.

Além de todos esses efeitos positivos sob o corpo, a água de coco ainda protege o tecido hepático, inviabiliza o desenvolvimento de células cancerígenas e de problemas cardiovasculares.

Cuidados essenciais

Não há contraindicações para a água de coco, o único cuidado que se deve tomar diz respeito as dosagens. Essa atenção deve partir, principalmente de pacientes hipertensos e diabéticos, uma vez que o líquido é composto por sódio, glicose e outros açúcares naturais.

Isso não implica dizer que o uso está restrito nesses dois casos, mas sim um alerta para pessoas com essas condições procurarem a opinião de médicos ou nutricionistas sobre seus casos.


Reportar erro