Como fazer soro caseiro para diarreia

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

A cada dia, 15 crianças morrem vitimas de diarreia no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda maior causa de morte no mundo.

Pessoas de todas as idades podem adquiri-la, sendo um problema sério em crianças e idosos, devendo ser tratada com muita atenção.

A diarreia prolongada pode causar desidratação (Foto: freepik)

O que é a diarreia

A diarreia caracteriza-se por evacuações de consistência liquida, soltas, ocorrendo mais de três vezes ao dia. É um problema comum que dura um a dois dias e tende a terminar sozinho, sem nenhum tratamento especial.

Entretanto, a diarreia prolongada pode causar desidratação, o que significa que o organismo não consegue manter a quantidade de líquido necessária para realizar suas funções adequadamente.

Ela pode ser causada por um problema temporário, como infecção, ou algo crônico, como uma inflamação intestinal.

Pode ser fruto de uma infecção bacteriana, de um vírus, de um parasita ou sintoma de uma intolerância alimentar. Na maioria dos casos a reposição de líquidos (hidratação) é o único tratamento necessário.

O soro caseiro para tratar a diarreia

Os sais e soluções de reidratação oral são produtos que estão indicados para fazer a reposição das perdas acumuladas de água e de eletrólitos, ou para manutenção da hidratação, em pessoas com vômitos ou com diarreia aguda.

Cerca de 95% dos quadros de diarreia conseguem ser tratados apenas com hidratação por via oral. Apenas 5% dos pacientes precisam de internação hospitalar para administração de soro por via intra-venosa.

O soro caseiro é o reidratante mais famoso, ele é uma solução à base de água, sal e açúcar que pode ser feita em casa e serve para o tratamento e para a prevenção da desidratação nos pacientes com quadros de diarreia e/ou vômitos.

Por que o soro e não água?

Quando um paciente tem diarreia, ele desidrata porque perde um grande volume de água. Mas ele não perde apenas água, juntamente com ela, o paciente perde diversos eletrólitos (sais minerais), tais como potássio, sódio e bicarbonato.

Portanto, a reposição ideal deve ser feita com água e eletrólitos para evitar que o paciente desenvolva alterações hidreletrolíticas graves, como a hiponatremia (baixa de sódio no sangue), hipocalemia (baixa de potássio no sangue) ou acidose metabólica (acidez no sangue).

Aí que entra o nosso soro caseiro, ele contém cloreto de sódio (o sal de cozinha) e glicose (o açúcar), é uma fórmula mais adequada que a água pura para repor as perdas causadas por quadros de diarreia.

Mesmo com diarreia, a nossa capacidade intestinal de absorver o açúcar e os sais minerais costuma estar intacta, assim, mesmo com episódios de evacuação, nosso intestino continuará absorvendo tais substâncias.

Por isso é tão importante haver sal e açúcar e não apenas água.

Como preparar

Imagem de soro em copo
O soro caseiro tem cloreto de sódio e glicose em sua fórmula (Foto: freepik)

A forma mais correta de fazer o soro caseiro é utilizando uma colher de medida-padrão. Você pode verificar se a Unidade Básica de Saúde (UBS), próximo de sua casa fornece uma colher-padrão para preparação de soro caseiro.

Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Mas, você também pode encontrá-la na internet, em sites confiáveis.

Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas do lado grande de açúcar e 1 medida do lado pequeno de sal.

Caso não a encontre, podemos utilizar da receita tradicional: em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao paciente ao longo do dia.

Existe uma forma correta de tomar?

O soro deve ser tomado em dose pequenas, para evitar uma rápida distensão do estômago.

Podemos sugerir que o paciente adulto beba cerca de 200mL de soro por hora, podemos também indicar que o mesmo tome 10mL/kg de peso cada vez que ele tiver um episódio de diarreia, se vômito, podemos indicar 2mL/kg de peso a cada episódio de vômito.

Em crianças, a recomendação é menor, cerca de 50mL/ kg de peso, de 4 em 4 horas. Na dúvida, um médico ou farmacêutico devem ser consultados.

Posso trocar o soro por um suco ou refrigerante?

Refrigerantes e sucos de fruta industrializados podem agravar a diarreia. Porém, nos casos em que o paciente está com diarreia leve, alguns chás e sucos (da fruta) sem adição de açúcar podem auxiliar no tratamento da desidratação.

Quando ir ao médico?

Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento.

Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica ou de um farmacêutico, pois pode ser prejudicial à saúde.

Qual a durabilidade do soro caseiro?

A durabilidade do soro caseiro é de, no máximo, 24 horas. Se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

Referências

(1) American Public Health Association. “Oral Rehydration in the Village”. Em Salubritas Volume 3 n.º 1. Washington D.C. Junuary 1979.

(2) Johns Hopkins University. Oral Rehydration Therapy (ORT) for Childhood Diarrhea. Population Reports. Series L. N.º 2. Baltimore, Maryland. November-December 1980

(3) Metheny, Normam M. e Snively, W. D. Nurses Handbook of Fluid Balance. J. B. Lippincott Company, Philadelphia, 1979.

(4) Murahovschi, Jayme. “Doença Diarréica Aguda e Prolongada” Trabalho apresentado na (5) World Health Organization. Programme for Control of Diarrhoeal Diseases: Guidelines for the Trainers of Community Health Workrs on the Treatment and Prevention of Acute Diarrhoea WHO/CCD/SER/80. 1 Geneva, Switzerland.

(6) Caderneta de saúde da criança. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

(7) Varella, D. Veja como preparar soro caseiro em caso de diareia. Drauzio Varella. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/veja-como-preparar-soro-caseiro-em-caso-de-diarreia/ Acesso em 05 de agosto de 2020.