Cientistas mexicanos criam coquetel contra o diabetes

Um grupo de cientistas mexicanos desenvolveu uma fórmula natural para combater o diabetes; conheça esta composição natural!


Um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no México, desenvolveu uma nova fórmula natural para combater o diabetes. O coquetel consiste na combinação de cactos, legumes, cereais e sementes.

A doença

O diabetes é uma doença metabólica de origem múltipla, causada pela falta de insulina ou pela incapacidade dessa substância de exercer os seus efeitos adequadamente, o que leva ao aumento da glicose (açúcar) no sangue. A doença surge porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para as necessidades do organismo ou por não agir do modo correto.

O hormônio insulina permite que o açúcar presente no sangue penetre nas células, para ser usado como fonte de energia, promovendo, assim, a redução da glicemia.

Os sintomas do problema incluem sede intensa, cansaço fácil e constante, sensação de fraqueza, infecções recorrentes, urina em excesso, visão turva, emagrecimento sem causa aparente, formigamento nos pés e coceira no corpo, podendo se manifestar em qualquer idade.

Cientistas mexicanos criam coquetel para diabetes

Foto: Reprodução/ internet


O funcionamento do coquetel para diabetes

O grupo de pesquisadores mexicanos desenvolveu uma bebida que poderá auxiliar no tratamento das pessoas que sofrem de diabetes e de outras doenças relacionadas, como a síndrome metabólica e dislipidemias. As formulações do coquetel possuem várias combinações, incluindo cactos (nopal), legumes (soja), cereais (aveia) e sementes (chia). As combinações das bebidas já vêm preparadas dentro de envelopes e devem ser consumidas duas vezes ao dia.

Como foi feito o estudo?

De acordo com a doutora Nimbe Torres y Torres, que se dedica à pesquisa bioquímica, os pesquisadores começaram a desenvolver o conceito desta bebida, que seria a combinação de dois ou mais alimentos desenvolvidos, para corrigir as anormalidades bioquímicas de uma doença específica.

De acordo com a médica, o grupo de cientistas observou que, nos pacientes, a combinação dos alimentos baixou as concentrações de glicose, de triglicérides, de hemoglobina glicada e aumentou a sua atividade antioxidante. A médica ainda afirma que, mesmo que os pacientes estejam tomando medicamentos para o diabetes, a ideia do desenvolvimento desta fórmula natural é que eles saibam dos efeitos dos alimentos e possam incluí-los em sua dieta, o que ajudaria a reduzir a ingestão dos fármacos habituais.

Segundo uma pesquisa nacional de saúde e nutrição, realizada no ano de 2012, haviam 6,4 milhões de pessoas com diabetes no México. A diabetes é a segunda causa de morte naquele país.


Reportar erro