Chips de abobrinha: preparo e benefícios da receita

A abobrinha é conhecida por ser “sem graça”. Conheça uma receita de “chips” que irá dar um toque especial para o vegetal


A abobrinha tem propriedades refrescantes e efeitos diurético suaves. Ela ainda é rica em ácido fólico, vitamina A, ótima para a saúde dos olhos, C, melhora a imunidade, serve como antioxidante e diminui o estresse.

E as do complexo B, que ajudam na regeneração do sistema nervoso, melhora a circulação e controla os níveis de colesterol e glicose.

Ela também é ótima para regular o funcionamento intestinal, prevenir a osteoporose, aumentar a concentração e estimular a memória.

chips-de-abobrinha-preparo-e-beneficios-da-receita

Foto: depositphotos

Apesar de possuir tantos benefícios para a saúde, a abobrinha é conhecida por ser “sem graça”. Conheça uma receita de “chips” que irá dar um toque especial para o vegetal.


O segredo é usar a abobrinha marinada em especiarias que aquecem e fazem bem ao coração e depois desidratá-la. O truque é cortar fatias bem finas, que sequem rapidamente e fiquem crocantes.

Ingredientes

  • Suco de limões-sicilianos;
  • 3 abobrinhas médias cortadas;

Para o tempero em pó

  • 1 colher (de chá) de semente de coentro;
  • 1 colher (de chá) de semente de cominho;
  • ¼ de colher (de chá) de pimenta-malagueta em pó;
  • ¼ de colher (de chá) de gengibre ralado;
  • ¼ de colher (de chá) de alho em pó;
  • Meia colher (de chá) de sal marinho.

Modo de preparo

Para o tempero em pó, aqueça as sementes de coentro e cominho em fogo médio, até que os aromas comecem a se desprender. Depois triture no pilão, até obter um pó. Misture com as demais especiarias.

Em uma tigela grande, junte o suco de limão-siciliano com uma colher e meia (de chá) de tempero em pó e mexa. Adicione mais suco, se necessário. Junte a abobrinha cortada em fatias finas e reserve por 1 hora.

Forre as bandejas do desidratador ou assadeiras com papel manteiga e disponha sobre elas as fatias de abobrinha. Ajuste o desidratador a 40ºC e deixe os chips por 10-12 horas, virando-os na metade do processo.

Se usar o forno, pré-aqueça a 50ºC ou menos, deixe os chips por 1-2 horas ou até ficam crocantes, virando-os na metade do processo. Guarde em um pote com tampa hermética e consuma em 1 semana.


Reportar erro