Chás para urticária

A urticária é um tipo de reação alérgica que afeta a pele e pode ser…


A urticária é um tipo de reação alérgica que afeta a pele e pode ser desencadeada por determinados elementos, como medicamentos, alimentos, poeira, perfumes etc. Ao entrar em contato com alguma destas substâncias, o organismo reage produzindo histamina, responsável pelas reações alérgicas na pele.

Os principais sintomas da urticária são as lesões avermelhadas na pele, que coçam bastante e aparecem e evoluem rapidamente. Estas lesões podem vir acompanhadas ou não de dificuldade para respirar. A doença pode ter manifestação aguda ou crônica: no primeiro caso, a urticária evolui em menos de 30 dias; no segundo, a evolução passa de 4 semanas, podendo chegar a 6 semanas, e as lesões são menores e podem sumir e voltar por até meses.

Chás para urticária

Foto: Reprodução

Como é feito o tratamento da urticária?

Após a identificação do agente causador da alergia, o indivíduo é orientado a evitar ao máximo o contato com tal substância. Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos (antialérgicos) e loções tópicas. Com exceção dos casos em que há o inchaço da laringe, os sintomas da urticária podem ser tratados com receitas caseiras, que atuam aliviando a coceira e desinchando as lesões.

Existem alguns chás que também ajudam a acalmar os sintomas desta doença. Confira a seguir:

Chás e demais remédios naturais para tratar urticária

O estresse pode agravar os sintomas da urticária, por isso, os chás de algumas ervas são recomendados para tratar o problema.

Chás de camomila e de menta

A camomila e a menta ajudam a acalmar os nervos, combatendo a irritação e o desconforto causado pela urticária. Para aliviar a condição da pele, recomenda-se a ingestão dos chás destas ervas de 2 a 3 vezes ao dia.

Além dos chás calmantes, existem outras soluções naturais para urticária. Confira a seguir:


Mel e hidraste

Esta mistura é um ótimo remédio natural para urticária, pois o hidraste é uma planta medicinal que ajuda a secar as lesões provocadas pela doença, e o mel é um antisséptico natural que ajuda a acalmar a irritação.

Ingredientes:

– 2 colheres de chá de hidraste em pó;
– 2 colheres de chá de mel.

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes em um recipiente e misture bem. Aplique a mistura sobre a região afetada e, após a aplicação, proteja a área com gaze. A gaze deve ser trocada duas vezes ao dia.

Outras dicas

Além das receitas anteriores, aconselha-se ainda:

  • Não coçar as lesões;
  • Compressas de leite frio ajudam a aliviar a coceira;
  • A decocção de folhas de cambará pode ser usada para lavar o corpo ou fazer compressas;
  • Tentar relaxar, praticando atividades prazerosas.

Reportar erro