Chás para tratar labirintite

A labirintite nada mais é do que um processo inflamatório que atinge os labirintos, causando…


A labirintite nada mais é do que um processo inflamatório que atinge os labirintos, causando um desarranjo do equilíbrio. Normalmente, a patologia acomete pessoas de 40 anos ou mais, quando acontece alguma alteração metabólica ou vestibular, ou ainda com o aumento do nível do colesterol, do ácido úrico ou dos triglicérides. Além disso, pode ser causada por infecções, inflamações, tumores, doenças neurológicas, alterações genéticas e compressões. É importante sempre consultar um médico, mas hoje vamos recomendar alguns chás que ajudam no tratamento da labirintite e podem melhorar a qualidade de vida de quem sofre com este mal.

Chás para tratar labirintite

Foto: Reprodução

Sintomas

Entre os principais sintomas estão tonturas e vertigens que podem aparecer associadas à vômitos, náuseas, sudoreses, desequilíbrio, audição reduzida, entre outros. É comum o paciente relatar a sensação de que o ambiente gira ao seu redor, ou ainda que seu corpo está girando.

Chás contra labirintite

Chá de erva doce, cravo da índia e alecrim

Para preparar esse chá, você vai precisar de:

– 1 colher de chá de erva doce
– 1 colher de chá de alecrim
– 3 cravos da índia sem cabeça
– 1 xícara de chá de água fervente

Coloque todos os ingredientes em uma xícara com água fervente tampando em seguida. Quando amornar, coe e consuma.


Chá de ginkgo biloba

Para o preparo, você precisará de:

– 30 g de folhas ou pó de ginkgo biloba
– ½ litro de água

Coloque o ginkgo biloba em um recipiente e jogue a água fervente por cima. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e consuma em seguida.

Além dos chás, você pode consumir o vinagre de maçã feito em casa. Para prepara-lo, use 1 kg de maçã picada com casca, 5 litros de água e duas xícaras de açúcar. Coloque tudo em um recipiente de plástico ou louça e tampe com um pano. Deixe fermentar por cerca de 15 dias, coe e coloque em vidros. O consumo deve ser feito diariamente, três vezes ao dia. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com uma colher de chá de mel.

O que evitar?

Quem sofre com labirintite deve, além de fazer os tratamentos caseiros recomendados acima e seguir orientações médicas, evitar algumas coisas:

  • Não fique mais de três horas sem se alimentar;
  • Evite o consumo de açúcar;
  • Consuma maiores quantidades de água;
  • Evite o consumo de chá mate e café, além dos sucos industrializados e produtos com corantes e conservantes;
  • Faça caminhadas e evite o repouso excessivo.

Reportar erro