Chás para tratar infecção urinária

Por Natália Petrin

Comum entre as mulheres, a infecção urinária pode ser causada por muitas razões, como a proliferação das bactérias em decorrência do calor ou das roupas de banho úmidas, motivos muito comuns no verão. A bactéria mais comumente culpada das infecções é chamada de Escherichia coli, e está presente na flora intestinal. Apesar de ser inofensiva no intestino, pode causar problemas sérios nas vias urinárias e rins.

 Infecção urinária

Foto: Reprodução

Como evitar e os sintomas

O ideal é ingerir muito líquido, reduzindo o risco de contaminação. Além disso, cuide para que haja um bom funcionamento intestinal, procure urinar sempre após o ato sexual para limpar o canal da uretra, e sempre esteja atento à cor da sua urina. Caso a ingestão de líquidos seja alta e mesmo assim a cor permanecer escura, investigue a presença de infecção.

Os sintomas normalmente são: dor ao urinar, cheiro desagradável na urina e vontade excessiva de urinar.

Tratamentos naturais

Evitando tratamentos farmacêuticos com fórmulas quimicamente desenvolvidas, são sugeridos os alternativos chás. Confira:

Chá de carqueja – Leve um litro de água ao fogo e deixe ferver. Desligue e em seguida adicione as folhas de carqueja e deixe por aproximadamente dez minutos. Tome um copo a cada quatro horas.

Chá de aroeira – Em um litro de água, coloque 100g de aroeira, leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente cinco minutos. Espere esfriar e tome um copo a cada quatro horas.

Chá de quebra pedra – Em um recipiente, coloque um litro de água para ferver. Assim que alcançar fervura, desligue o fogo e coloque duas colheres de quebra pedra, deixando descansar por cinco minutos. Após esfriar, tome um copo a cada quatro horas.

Chá de cabelo de milho – Ferva 750 ml de água e despeje 5g de cabelo de milho, 5g de zimbro e 5g de alteia, deixando em infusão por aproximadamente cinco minutos. Divida o conteúdo em quatro porções e tome ao longo do dia.

Chá de alfazema - Ferva uma xícara de chá de água, desligue o fogo e coloque uma colher de chá de flores de alfazema. Tampe o recipiente por dez minutos, coe e beba o chá. A receita deve ser repetida de duas a três vezes ao dia.

Chá de folha de abacateiro - Em um recipiente, coloque um litro de água com folhas secas de abacateiro. Leve ao fogo até alcançar fervura e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe esfriar. Beba de duas a três vezes ao dia.

Chá de vara-de-ouro – Ferva uma xícara de chá de água, desligue o fogo e coloque duas colheres de sopa de folhas secas de vara-de-ouro. Deixe descansar por dez minutos e coe. Beba várias vezes ao dia.

Banho de assento com camomila – Em um litro de água, coloque duas colheres de sopa de camomila e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente cinco minutos. Coloque o conteúdo em uma bacia em que consiga ficar sentado, e espere esfriar até a temperatura ficar agradável ao toque. Fique sentado nesta mistura por cerca de vinte minutos após o banho.

Chá de salsa – Em um recipiente, coloque 2,5 litros de água e 20g de salsa fresca picada. Leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos. Apague o fogo, tampe o recipiente e espere esfriar. Coe e beba de três em três horas durante o dia, como um substituto da água.