Chás para tratamento da osteoporose

Ao contrário do que muitos pensavam, a osteoporose não se deve somente à carência de…


Ao contrário do que muitos pensavam, a osteoporose não se deve somente à carência de cálcio no organismo, mas sim uma forma mais grave da osteopenia, que representa uma má distribuição do cálcio no organismo. A doença é responsável por uma redução considerável da densidade dos ossos, deixando-nos mais frágeis e ao paciente mais suscetível de fraturas.

Chás para tratamento da osteoporose

Foto: Reprodução

Causas da osteoporose

Existem cinco fatores principais causadores da osteoporose:

  • Falta de caminhadas que ajudam a submeter os ossos das pernas à gravidade de forma a evitar a saída de cálcio dos ossos;
  • Falta de sol – este ativa a vitamina D3, responsável por fixar o cálcio nos ossos;
  • Falta de proteínas;
  • Falta de vitaminas responsáveis por fixar o cálcio nos ossos;
  • Excesso de metais tóxicos que são antagonistas do cálcio.

Como evitar e tratar a osteoporose?

É preciso que um médico faça o diagnóstico e, a partir dele, indique os medicamentos necessários para o tratamento.

Existem, no entanto, alguns tratamentos naturais para a osteoporose que podem ser auxiliares ao tratamento indicado pelo médico. Estes também podem ser usados como forma de prevenção.


Borragem

Para este medicamento, você vai precisar de:

– 1 colher de sopa de folhas de borragem secas
– 1 litro de água

Em um recipiente, coloque a água e a borragem e leve ao fogo. Aguarde alcançar fervura e então tampe e desligue o fogo. Mantenha tampado por 5 minutos e então coe e consuma. Esse chá deve ser consumido duas vezes ao dia e é contraindicado para gestantes e lactantes.

Ervas e plantas

A salsa, alfafa, cavalinha, cohosh preto e dong quai são ervas que podem ser usadas no tratamento e na prevenção da osteoporose. Com elas pode ser feito o chá para este fim. Confira abaixo os benefícios de cada uma delas.

  • Salsa: é rica em boro e flúor, que ajudam a evitar o desgaste ósseo e a osteoporose.
  • Alfafa: rica em vitamina K, a alfafa ajuda a prevenir a perda óssea. Essa vitamina pode ser encontrada também na couve e no espinafre.
  • Cavalinha: por conter silício, a erva protege os ossos da perda de cálcio, sendo usada deste a Grécia antiga.
  • Cohosh preto: o estrogênio presente no cohosh inibe a perda óssea, segundo pesquisas. A erva vem sendo usada há muitos anos como um medicamento natural para este fim.
  • Dong quai: a raiz oriental pode ser cozida ou embebida para o consumo. Ajuda a manter o equilíbrio no sistema hormonal feminino – mas alguns estudos questionam sua eficácia.

Reportar erro