Chás para acalmar o nervosismo

Nível de paciência lá em baixo enquanto que o de estresse lá nas alturas. Agitação,…


Nível de paciência lá em baixo enquanto que o de estresse lá nas alturas. Agitação, nervosismo, ansiedade… Não faltam sensações para descrever o dilema de como tem sido o cotidiano conturbado que a maior parte dos seres humanos tem vivido nos últimos anos.

Está mais do que na hora de relaxar e acalmar os ânimos, não acha? Então venha conosco e aprenda alguns chás que ajudam a controlar o nervosismo, o estresse do dia a dia.

Chás para acalmar o nervosismo

Foto: Reprodução 

Chá de alecrim

A Rosamarinus officinalis (alecrim) é uma erva aromática e que possui cheiro bastante suave, com função estimulante pela manhã e calmante no final de tarde. É bastante eficaz no auxílio da diminuição do estresse e no tratamento dos nervos, além de aliviar os sintomas da depressão.

O líquido feito a partir da infusão do alecrim ganha um sabor levemente amargo e quente, que atua como um aquecedor no organismo, sobretudo no sistema digestivo. Este é também um revigorador capaz de elevar a disposição e a energia do corpo, além de combater o esgotamento mental e físico.

Preparo: Ferva 10 gramas da erva em 200 ml de água durante 10 minutos. Depois coe e beba, de preferência ainda em temperatura aquecida.

Chá de erva-cidreira

A Melissa officinalis (erva-cidreira) é uma erva não só capaz de promover relaxamento como também inúmeros outros benefícios comprovados. A utilização dessa erva tem se mostrado eficaz na regulação da menstruação, no alívio de cólicas e até mesmo na solução de situações de esterilidade, insônia nervosa, mau hálito e gastrites funcionais.


Preparo: Em 200 ml de água, adicione 10 gramas da cidreira e em seguida leve ao fogão para que o líquido seja fervido por 10 minutos. Ao final, coe e sirva.

Chá de camomila

A Matricaria chamomilla (camomila) é uma erva essencialmente utilizada no combate da ansiedade, além de aliviar distúrbios gastrintestinais provocados pelo excesso de estresse.

Além disso, essa planta também auxilia nos gases e em grávidas no alívio das cólicas e cansaço. Já em crianças, pode regular sono e combater a irritação provocada pelo nascimento dos primeiros dentes.

Preparo: Adicione uma colher das de sopa de flores de camomila picadas em 200 ml de água. Depois ferva por um período de cinco a 10 minutos. Ao final, coe e o líquido estará pronto para ser tomado.

Chá de passiflora

A Passiflora incarnata (passiflora) é uma planta da família do maracujá e fonte de fibras; vitaminas, principalmente A e B; além de sais minerais como ferro e cálcio. Em diversos países, é muito conhecida por suas propriedades calmantes que atuam diretamente no sistema nervoso central.

Preparo: Em 200 ml de água, coloque de seis a oito gramas da erva e em seguida ferva por até 10 minutos. Coe e depois beba uma ou duas xícaras ao dia.


Reportar erro