Chá rooitea – O chá da longa vida

O chá rooitea, também conhecido como rooibos ou Red Bush, é proveniente de um arbusto…


O chá rooitea, também conhecido como rooibos ou Red Bush, é proveniente de um arbusto chamado Rooibos (Aspalathus Linearis), da região das Montanhas Cedarberg, Cidade do Cabo, na África do Sul.

Descoberto na África do Sul há mais de 300 anos, o chá rooitea alcançou muita aprovação e sucesso na Europa e Japão. Conhecido pelos japoneses como “chá da longa vida”, esta bebida de cor avermelhada e sabor adocicado é muito leve, livre de cafeína e rica em substâncias antioxidantes e minerais essenciais.

Tecnicamente falando, o rooitea não pode ser chamado de chá, e sim de infusão, pois não é oriundo da planta Camellia sinensis. O processo de produção lembra os chás tradicionais, fermentado e secado à luz do sol, com a diferença do uso de máquina de cortar tabaco na finalização. Assim como outros chás, o rooitea pode ser encontrado nos formatos puro ou aromatizado.

Chá rooitea - O chá da longa vida

Foto: Reprodução


Benefícios do rooitea

  • Por ser livre de cafeína, o chá rooitea é uma boa opção para quem tem problemas com a cafeína da Camellia sinensis, presente nos chás branco, verde, oolong e preto;
  • Contém várias substâncias antioxidantes, que ajudam a proteger as células da ação maléfica dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento e ao aparecimento de diversas doenças;
  • O chá rooitea tem propriedades anti-alérgicas nas crianças, auxiliando no alívio de alguns sintomas, como cólicas, insônia e dores de estômago;
  • Esta bebida pode ajudar no tratamento de doenças degenerativas e cardiovasculares, cancro, gases, pedras no rim e envelhecimento cerebral;
  • Por produzir um efeito calmante e ser um ansiolítico natural, o chá é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça, irritabilidade, insônia e hipertensão.

Como consumir o rooitea?

O chá rooitea pode ser encontrado à venda em sua forma pura sem misturas ou os aromatizados com frutas. O rooibos puro é livre de cafeína, possui sabor agradável e ameno; o rooibos verde possui aroma de frutas vermelhas, contendo rooitea verde, frutos do sabugueiro, groselhas negras, aroma, fatias de morango seco e pedaços de cereja.

Existem ainda os chás de inverno com sabor de canela, laranja e caramelo, que contêm rooitea, pétalas de rosa, pedaços de canela e de caramelo, amêndoas laminadas, cascas de laranja, pedaços de laranja seca e cravo.

Para preparar o chá rooitea, ferva a água até 85º e deixe em infusão durante 5 minutos.


Reportar erro