Chá para acabar com a cólica em bebês

As cólicas são muito comuns no primeiro trimestre de vida dos bebês, causando muito choro…


As cólicas são muito comuns no primeiro trimestre de vida dos bebês, causando muito choro na criança e desespero nos pais, principalmente naqueles de primeira viagem. Quando o bebê já mamou e já está trocado, é comum suspeitar que a causa do choro seja a cólica. Este sintoma é muito comum nesta fase devido à imaturidade do sistema digestivo do bebê, que ainda não está pronto e os movimentos peristálticos ainda são desordenados. Além disso, quando o bebê mama, acaba engolindo ar, o que pode ocasionar a formação de muitos gases, levando à cólica. É muito importante que, nos primeiros seis meses de vida, a alimentação do bebê seja feita apenas com leite materno, pois outros tipos de alimentos podem piorar as cólicas. Existem alguns remédios naturais, como os chás, que prometem combater as cólicas, acalmando o bebê.

Chá para acabar com a cólica em bebês

Foto: Reprodução

Chá para combater a cólica em bebês

O chá de camomila com erva doce e louro é indicado para acalmar as cólicas em bebês e os seus ingredientes atuam da seguinte maneira: a camomila, devido ao seu efeito calmante, deixará o bebê mais tranquilo; a erva doce e o louro irão reduzir a dor e o desconforto causado pelas cólicas. Além disso, este chá também é diurético e pode melhorar a digestão do bebê.

Ingredientes:

– 1 punhado de camomila;
– ½ colher de chá de erva doce;
– 1 folha de louro;
– 1 copo de água.


Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Coe e dê uma colher de sopa para o bebê, de 2 em 2 horas.

Demais dicas para acabar com a cólica em bebês

Caso você prefira tentar outros métodos antes de utilizar o chá, saiba que existem algumas dicas para livrar o seu bebê da cólica. Confira a seguir:

  • Uma das maneiras mais eficazes de evitar as cólicas em bebês é dar de mamar no seio, pois o encaixe da boca da criança no seio da mãe é muito melhor que no bico da mamadeira. Isso faz com que o bebê engula menos ar e, consequentemente, reduz a formação de gases que leva à cólica;
  • Dar um banho morno (mais para quente) relaxa todo o corpo do bebê, inclusive o sistema digestivo;
  • Segurar o bebê de bruços, apoiando o seu braço embaixo da barriguinha dele, ameniza a dor da cólica;
  • Colocar o bebê para arrotar também ajuda a amenizar as dores;
  • Flexione as perninhas do bebê em direção ao peito dele e movimente, como se estivesse pedalando uma bicicleta;
  • Faça uma massagem no abdômen do bebê.

Reportar erro