Chá gelado – Refrescante e saudável

Já imaginou uma bebida refrescante – ideal para o verão – e com forte poder…


Já imaginou uma bebida refrescante – ideal para o verão – e com forte poder no combate ao envelhecimento precoce? Conheça o chá gelado e refresque-se com saúde!

Chá gelado - Refrescante e saudável

Foto: Reprodução

Chá x chá gelado

Em geral, um chá comum é feito através da infusão de ervas, folhas, raízes ou pedaços de plantas ou frutas em água quente. Importante lembrar! O chá em sua essência só é considerado chá aquele que é feito a partir da planta Camellia sinensis, que dá origem ao chá verde, chá preto, chá vermelho e chá branco.

Mas ao longo dos tempos a palavra chá se disseminou como a infusão de qualquer planta ou erva. Todavia, o chá gelado se dá justamente ao contrário dos tradicionais chás, pois esse é produzido e consumido em temperaturas extremamente baixas, em que dois dos ingredientes que não podem faltar em sua receita são a água gelada e cubos de gelo.

É certo que cada tipo de chá ou infusão ganha sabor e promove benefícios distintos, sempre dependendo do processo de produção de cada, que pode se dar por meio da oxidação, fermentação e incrementado com outros tipos de especiarias, frutos e ervas.


Benefícios

Em geral, os chás são conhecidos por carregarem substâncias essenciais para organismo, previnem doenças, auxiliam na resistência da imunidade, reduzem o mau-hálito, aliviam o estresse e até aceleram o metabolismo. No caso do chá gelado, este age como um líquido com baixo teor calórico importante e saudável para o organismo, pois hidrata, refresca e estimula ação diurética. Por possuir entre outros antioxidantes como os flavonoides, o chá gelado é forte no combate aos chamados radicais livres. Preste atenção a seguir!

A presença de radicais livres em abundância no organismo pode provocar danos como envelhecimento precoce e doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, entre outras.

Então, tenha atenção quanto ao excesso de exercícios físicos, constante exposição ao sol, uso do cigarro e alimentos fritos ou refinados, pois tudo isso favorece o surgimento dos radicais livres.

Composições para o chá gelado:

  • Chá gelado de limão, abacaxi e hortelã
  • Chá gelado de jabuticaba
  • Chá gelado de maracujá e maçã
  • Chá gelado de caramelo com lichia, hortelã e xarope de mel com rapadura
  • Chá gelado de pêssego
  • Chá gelado de limão, rooibos e hortelã
  • Chá gelado de rooibos, frutas e flores
  • Chá gelado de Earl grey com abacaxi e capim santo
  • Chá de erva cidreira, capim santo e limão
  • Chá gelado sangria

Receita indicada

Machuque hortelã com açúcar (quantidades a gosto) e reserve. Em seguida, esprema um limão e adicione 200 gramas de abacaxi cortado em cubos. Por fim, acrescente 150 ml de água e cubos de gelo. Pronto. Pode servir, de preferência, em um copo alto e decorado.


Reportar erro