Chá de Tanchagem

Por Redação

Tanchagem

Saiba mais sobre os benefícios dessa planta medicinal | Imagem: Reprodução

Uma infusão benéfica

O chá de tanchagem, Plantago Major, tem inúmeras propriedades e é um dos chás medicinais mais usados em nosso país e também em outros, como a Índia e Estados Unidos, sendo que existem mais de duzentas espécies pelo mundo.

A plantinha rasteira, facilmente encontrada, pode ser utillizada completamente, desde as folhas, as flores e até a raiz e possui vitaminas, minerais, como ferro, potássio, fósforo, cálcio e outros elementos constitutivos, sendo usado, inclusive, na culinária, em bolinhos, refogados, omeletes e recheios de massas.

Possui propriedades antibacteriana, cicatrizante e tonificante, por isso, é ótimo para tratar acne e outros problemas de pele, como feridas, queimaduras, sangramentos de pequenos cortes e irritações de pele, sendo aplicado diretamente sobre as lesões, em forma de emplatros, com as folhas bem lavadas e socadas.

As compressas de tanchagem servem para aliviar:

Além disso, o chá, pela infusão das folhas serve para tratar afecções de garganta, entre outros bucofaringeanas e gastrintestinais.

As sementes, usadas em infusão, deixadas em maceração da noite até o dia seguinte, servem como laxante suave se bebido em jejum.

Veja um resumo das propriedades da tanchagem

Adstringente, antidiarréica, analgésica, anti-hemorrágica, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-reumática, bactericida, cicatrizante, emoliante, expectorante, descongestionante, digestiva, diurética, hemostática, laxativa leve, oftálmica, sedativa, tônica, etc.

INDICAÇÕES: Aftas, ácido úrico, acne, anemia, afecções hepáticas, amigdalite, angina, apendicite, azia, catarros pulmonares, câncer, cistite, cólicas, debilidade, conjuntivite, cravos, diarreia, disenteria, edema necrótico, distúrbios  renais, enxaquecas, disúria, hemorragias, icterícia, gastrite, problemas de gengivas, irritações nos olhos, inflamações, picadas de insetos, irritações de pele pós-sol, queimaduras, laringite, resfriado, terçol, conjuntivite, úlceras, nefrite, etc.

CONTRA-INDICAÇÕES: na gestação; quando há problemas de constipação e fezes ressecadas; também pode causar alergia devido ao pólen; já houve casos de choque anafilático por causa do uso das sementes de tanchagem; pode causar arritmia e parada cardíaca.