Chá de semente de sucupira

O consumo deste chá vem se popularizando cada vez mais e o extrato de sucupira-branca…


O consumo deste chá vem se popularizando cada vez mais e o extrato de sucupira-branca é comprovadamente benéfico para a saúde através de estudos científicos.

Os indígenas costumavam fazer seu uso através de chás ou de beberagens e, atualmente, apesar de o extrato ser vendido em cápsulas, a infusão continua sendo feita em muitas casas para diversas aplicações.

O extrato retirado das sementes e casca da árvore, produz um óleo bastante utilizado como óleo aromático, além disso, os óleos essenciais da planta também são usados para ajudar a combater o tumor de próstata.

Estudos mostram que o óleo da semente de Sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, antiinflamatórias, anestésicas e anticarcinogênicas.Por isso, sua ingestão ajuda no combate das doenças reumáticas e inflamatórias, e também é considerada energética e antissifilítica.

Chá de semente de sucupira

Foto: Reprodução/ Instituto Brasileiro de Florestas

O  extrato desta semente é muito indicado para quem sofre com casos de dores ósseas, como: 


  • problemas de coluna (hérnias de disco), 
  • bicos de papagaio e artrites
  • reumatismo e dores das articulações em geral.

Por suas propriedades antioxidantes, também é indicado após longos períodos de exercício físico intenso.

Esta receita foi passada no programa “Mais Você”, na Rede Globo, como um modo de preparar o chá de sucupira

São necessárias 12 sementes de sucupira e 3 litros de água.

Como fazer:

Soque as sementes num pilão até que a seiva interna esteja à mostra. Em seguida, ferva a água, coloque as sementes macetadas a ferver por um minuto e meio e desligue o fogo. Tampe e deixe esfriar.

Posologia:

Deve ser bebido ao longo do dia, sendo ideal até um litro e meio, bebido aos poucos, de três em três horas e ingerindo água nos intervalos.


Reportar erro