Rosa branca: benefícios e como fazer o chá

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

A rosa branca é vista como um símbolo de romance e beleza. Mas o que muita gente não imagina é que suas pétalas contêm antioxidantes naturais conhecidos por reparar danos celulares e proteger contra doenças graves.

Por ser cheia de vitaminas A e E, que ajudam a hidratar e enrijecer a pele, a rosa também é um dos ingredientes de beleza presente em muitos cosméticos, a exemplo dos hidratantes e óleos corporais.

Trio de rosas brancas
O chá de rosa branca é eficaz contra cólicas menstruais (Foto: depositphotos)

E não é só isso! Além das muitas vantagens, o chá feito com as pétalas da rosa branca também provou ser um tratamento eficaz para alterações emocionais, como ansiedade e depressão. 

A farmacêutica Joceline Franco, afirma que “geralmente as pessoas utilizam a planta para algumas finalidades terapêuticas, na forma de chás. Também podemos encontrar quem faz o uso da rosa branca como depurativo do sangue, ação adstringente, calmante, antibacteriana, digestiva, anti-inflamatória, dentre outros”.

Continue a leitura para saber mais sobre os benefícios da rosa branca para a sua saúde e como obtê-los. 

Benefícios do chá de rosa branca

Segundo a nutricionista, as vitaminas obtidas através dos alimentos são melhor absorvidas que os comprimidos ou suplementos e o chá de rosa branca é uma alternativa saborosa e natural.

Confira a seguir seus maiores benefícios:

1. Alivia as dores menstruais

Um estudo de 2005 confirmou a qualidade anti-inflamatória do chá de rosa branca no tratamento dos sintomas da menstruação, incluindo cólicas e inchaços dolorosos.

Os pesquisadores acompanharam 109 mulheres adolescentes durante um período de seis meses. As meninas de um grupo bebiam duas xícaras de chá de rosa branca diariamente, começando uma semana antes do período menstrual até o quinto dia da menstruação. 

Aquelas no grupo do chá relataram menos dor e ansiedade após apenas um mês de tratamento e os sintomas continuaram melhorando ao longo do estudo. (1)

2. Faz bem para a pele

Rico em vitaminas A e E, o chá de rosa branca tonifica e hidrata a pele, reduzindo a aparência das linhas e rugas, e diminuindo as olheiras. Por isso a flor é um dos ingredientes principais de vários produtos para o cuidado da pele.

As pétalas de rosa branca também são uma boa fonte de vitamina C, conhecida por suas propriedades antioxidantes, reforçando o sistema imunológico e aumentando a produção de colágeno, a proteína responsável pela pele e cabelos saudáveis.

A farmacêutica explica que “como é uma flor cheirosa, encontramos óleos essenciais em sua composição, e chamamos estes de óleo de essência. Já é consenso que a maioria dos óleos essenciais apresentam ação antimicrobiana, o que pode justificar os efeitos antisséptico, utilizado na candidíase e em outras infecções. Além dos óleos essenciais, compostos antioxidantes, como taninos e flavonoides, podem ser encontrados nesta planta, e vão justificar a ação depurativa, anti-inflamatória e digestiva”

3. Pode ajudar na perda de peso

Embora não exista um composto mágico no chá de rosa branca para eliminar a gordura, a bebida é uma opção saudável e sem calorias podendo substituir refrigerantes, por exemplo. 

“Trocar refrigerante ou café por chá de rosa branca pode ajudar a perder peso a longo prazo. Para potencializar esse benefício, o chá também pode ser ingerido entre as refeições, para aliviar a fome, melhorando ainda a digestão de gorduras e o colesterol”, explica a profissional.

A pectina presente nos extratos de pétalas da rosa branca liga-se à gordura e ao colesterol antes que possam ser absorvidos pelo sangue.

4. Ajuda a tratar infecções do trato urinário

Por ser um diurético natural, o chá de rosa branca pode ajudar a tratar as dolorosas infecções do trato urinário, quando em estágio leve. Isso porque, ao combinar suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, o chá ajuda a aliviar o desconforto e curar a infecção (2). 

Por aumentar o fluxo de urina, o chá de rosa branca também influencia na saúde e função dos rins, o que ajuda a prevenir a temida pedra nos rins. 

5. Alivia e combate o estresse e ansiedade

O chá de rosa branca pode ser uma alternativa para o tratamento de distúrbios de ansiedade, reduzir o estresse e melhorar os sintomas da depressão.

Isso porque o efeito aromático da rosa branca é eficaz para acalmar a mente e ajudar a relaxar. Beber o chá na hora de dormir também pode ajudar a ter uma boa noite de sono.

Chá de rosa branca: como fazer

Existem várias maneiras de fazer chá de rosa branca, dependendo de como você gostaria de beber.

A nutricionista explica, entretanto, que “precisamos ter um cuidado especial para preparar o chá dessa flor. Por ser sensível (as pétalas são bem sensíveis), ela não suporta muito calor. O ideal seria fazer uma infusão, que é quando aquecemos a água até ferver, desligamos a fonte de calor e colocamos a água em contato com as pétalas por cerca de 3 minutos e imediatamente coamos”. 

Assim, você pode também comprar pétalas de rosa secas e adicioná-las ao pó de chá de sua escolha, ou obter pétalas de rosa branca frescas e fervê-las em água para fazer o chá. 

Você pode adicionar outros ingredientes de sua escolha para tornar o chá mais saboroso, como por exemplo, canela ou gengibre fresco.

Contraindicações

Quanto às contraindicações, a nutricionista explica que “estas são comuns para todas as plantas medicinais: evitar o uso em crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando”. 

Além disso, ela acrescenta que “com relação ao óleo, nunca usá-lo concentrado diretamente sobre a pele. É preciso cuidado também quando o indivíduo apresenta outras comorbidades (doenças) ou faz uso de outros medicamentos. E sempre vale a máxima: antes de iniciar qualquer tratamento, consultar um médico ou farmacêutico antes de utilizar um produto, mesmo que ele tenha o apelo de ser natural”. 

*Esse artigo foi feito com a colaboração da farmacêutica e professora do curso de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Joceline Franco (CRF PR 17928)./em>

Referências

(1) TSENG, Y.F; CHEN, CH; YANG, Y.H. Rose tea for relief of primary dysmenorrhea in adolescents: a randomized controlled trial in Taiwan. J Midwifery Womens Health., Sep-Oct;50(5):e51-7, 2005. Disponível em : https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16154059. Acesso em: 04 de março de 2020.

(2) FONSECA, E.D et. al. Fitoquímica dos chás: benefícios do chá de pétalas de rosa alba l. para a saúde. 9 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015. Disponível em: http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/fepeg_-_fitoquimica_dos_chas_-_rosa_branca_-_0.pdf. Acesso em: 04 de março de 2020.

Sobre o autor

Jornalista e especialista em Marketing, possui experiência com assessoria de imprensa e com produção de conteúdo web para diversos segmentos.