Chá de mutamba. Conheça esse poderoso remédio caseiro

A mutamba é uma planta muito popular no mundo da medicina alternativa. Seus poderes de cura estão presentes em suas cascas e frutos


A mutamba é uma planta muito popular no mundo da medicina alternativa. Seus poderes de cura estão presentes em suas cascas e frutos.

A planta, também conhecida por embira, embireira ou embirú, tem propriedades medicinais ótimas para o organismo. De quebra, ela ainda é usada em diversos tratamentos estéticos.

A bebida feita a partir das sementes de mutamba esmagadas e misturadas com água ajuda a tratar problemas como diarreia, gripe, resfriado, tosse e febre.

Mutamba para os cabelos

cha-de-mutamba-conheca-esse-poderoso-remedio-caseiro

Foto: reprodução/ site bonsainatal

A mutamba é um ingrediente usado em produtos que procuram lidar com problemas como calvície ou queda de cabelo. As propriedades presentes na planta ajudam  estimular o cabelo a crescer forte e saudável.


Ela também está presente nos cosméticos que lutam contra a caspa e seborreia. A mutamba trata problemas como a oleosidade no couro cabeludo, promove um limpeza profunda e ainda um fortalecimento e hidratação para às madeixas.

Chá de mutamba

Além de proporcionar tantos benefícios para à saúde capilar, o chá de mutamba também promove excelentes resultados para o organismo.

O chá feito a partir da casca da planta possui efeitos adstringente, cicatrizantes, antisséptica, sudorífero e ajuda a desobstruir o fígado.

A mesma bebida também é ótimo para auxiliar no tratamento de diversas doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de casca de mutamba;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Deixe a bebida cozinhar 10 minutos, contando a partir do momento que ela atingir a fervura. Depois, abafe a bebida por 10 minutos. Coe o chá antes de consumi-lo.


Reportar erro