Chá de Mangabeira – Benefícios e propriedades

Por Nayla Georgia

Mangabeira

Imagem: Reprodução

Em território nacional é possível encontrar, além de uma rica fauna cheia de espécies, uma flora extremamente diversificada. Uma árvore chamada mangabeira dá um fruto muito delicioso e benéfico para a saúde: a mangaba. Mas é a própria planta que é excelente nos casos de doenças mais graves, sendo muito conhecida pela sua enorme ajuda no combate à pressão alta, quando administrada corretamente e acompanhada por um médico.

A mangaba e suas curiosidades

  • É também chamada de mangaba-ovo;
  • Pode ser matéria prima na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa;
  • Sergipe é o maior produtor de mangaba no Brasil;
  • Os índios nomearam a planta de “mangabeira” e consequentemente as frutas de mangaba;
  • O látex da árvore é utilizado para confeccionar uma borracha rosada;
  • Mesmo sendo nativa do Brasil, a mangaba pode ser encontrada em boas condições no Paraguai e leste do Peru;
  • Quando o interesse é para tratamentos medicinais, é a casca da árvore da mangaba quem é vendida em pedaços nas lojinhas de produtos naturais;
  • É mais fácil a ocorrência da planta no cerrado, caatinga e litoral do Nordeste.

O chá de mangabeira

Estudos de pesquisadores revelaram que na dose correta, a mangabeira é muito indicada no combate à pressão alta, até mesmo mais eficiente que os remédios. O chá dessa planta ainda é indicado para casos de colesterol alto e diabetes. Sendo feito através das folhas ou de seu tronco, o chá de mangabeira contém propriedades que inibem a produção das substâncias causadoras da hipertensão e ainda é considerado um vaso dilatador muito eficiente.

Como fazer o chá

Em uma panela, adicione duas colheres de sopa das folhas ou pedaços do tronco em meio litro de água. No caso das folhas, desligue o fogo assim que começar a levantar fervura. Tampe a panela e deixe a infusão abafada por cerca de 10 minutos. Coe e beba de 1 a 3 xícaras ao dia.

Todo cuidado com a saúde

Mesmo sendo cheia de benefícios, a mangabeira pode ser perigosa e fazer mal para os indivíduos hipertensos quando ela não é administrada na dose certa. Para evitar complicações, vá a um médico confiável que possa lhe prescrever com cuidado a dosagem certa desse chá.