Chá de jasmim: para que serve e como preparar

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O chá das flores do jasmim (Jasminum), além de ser uma opção deliciosa para acompanhar o lanche da tarde, também possui propriedades terapêuticas. 

A infusão consegue aliviar os sintomas da TPM, reduzir as cólicas menstruais e até mesmo controlar a pressão arterial e tudo isso de maneira eficaz e 100% natural. 

A bebida geralmente é preparada a partir de uma mistura entre folhas de chá verde, preto ou branco e flores secas da planta. O resultado é um chá de sabor suave e leve, que pode ser tomado a qualquer hora do dia. 

O chá de jasmim é um aliado da saúde feminina pois alivia os sintomas da TPM e as cólicas (Foto: Freepik)

O melhor é que ele não possui contraindicações e é super fácil de ser encontrado e feito em casa. Conheça mais sobre ele a seguir!

Para que serve o chá de jasmim: 6 usos da infusão 

1. Melhorar a TPM e relaxar  

O chá de jasmim é uma ótima opção para quem sofre com os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), como irritação e o inchaço que atinge principalmente os membros inferiores, e são causados pelas alterações hormonais do período. 

Isso acontece, em primeiro lugar, por conta da ação relaxante e ansiolítica encontrada em vários componentes das flores, uma vez que o extrato da planta possui efeito depressante do Sistema Nervoso. (1)

Essa característica não faz da infusão apenas boa para diminuir a irritação, mas também para ajudar a ter uma noite de sono melhor, reduzindo um outro sintoma comum da TPM: a insônia. (2)

Já os inchaços no abdômen e nas pernas são amenizados como uma consequência do efeito diurético da mesma, que estimula a expulsão do excessivo de líquido e sais que ficam acumulados pelo corpo. (3)

2. Combater problemas gastrointestinais

Outra indicação bem comum para a infusão é no tratamento de problemas gastrointestinais, como úlceras gástricas, dor de barriga e até mesmo diarreia

Os extratos da erva diminuem o volume da secreção gástrica, reduzem a acidez e protegem contra os danos que todo esse ácido pode causar ao local. Tudo devido à presença dos compostos antioxidantes

Além do mais, os compostos fitoquímicos do jasmim têm a capacidade de estimular a produção de um tipo de muco que cobre as paredes do estômago e barra o efeito corrosivo dos ácidos digestivos. (4)

O mesmo chá consegue inibir uma secreção que é liberada pelos intestinos e serve para proteger a região, mas deixam as fezes com uma consistência líquida. Com isso, é capaz de tratar a diarreia e aliviar as dores de barriga. (5)

3. Controlar a pressão arterial 

A infusão preparada com as flores do jasmim também serve como um controle natural, e delicioso, para quem sofre com a hipertensão, doença crônica que aumenta os riscos de problemas cardíacos. 

O principal fator por trás disso é o potencial vasodilatador que alarga os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue pelo corpo. (6)

Mas não é só isso, o já citado efeito diurético aumenta o descarte de sais, que são filtrados do sangue pelos rins e excretados através da urina. Resultado: redução gradual da pressão sanguínea. (3)

4. Aliviar as cólicas menstruais 

As cólicas menstruais são um dos sintomas mais incômodos. Mas a boa notícia é que tomar uma xícara quentinha do chá de jasmim vai ajudar a aliviar a dor e dar um pouco mais de conforto nesse período. 

Esse efeito é derivado de dois modos de ação dos fitoquímicos da erva. O primeiro é a ação espasmolítica, que inibe a movimentação da musculatura visceral. Ou seja, impede que o útero produza as contrações que servem para expulsar a menstruação. (7)

O outro motivo é porque ele é um potente analgésico natural. O chá é rico em substâncias que bloqueiam os estímulos de dor, fazendo com que eles não cheguem com tanta intensidade ao cérebro. (8)  

5. Tratar infecções naturalmente 

Sabia que o jasmim é ainda um “santo remédio” para tratar e prevenir infecções causadas por vírus, fungos e bactérias?

Pois é, as flores dessa planta são capazes de impedir a proliferação de vários tipos de bactérias nocivas ao organismo, agindo de maneira semelhante aos antibióticos convencionais, só que sem os efeitos negativos dos mesmos. (9)

Inclusive, ela é ótima para infecções urinárias por causa da ação conjunta entre as propriedades antibacterianas e diuréticas, que facilitam a eliminação dos organismos causadores da doença através da urina. 

6. Proteger contra o câncer 

O chá de jasmim ainda pode ser usado como aliado na luta contra o câncer. Isso porque ele tem potencial citoprotetor e antioxidante.

Entenda melhor! A ação citoprotetora é capaz de proteger as células das mutações e ainda de serem lesionadas por células doentes.

Já a ação antioxidante protege contra mutações no DNA, que são causadas por moléculas instáveis chamadas de radicais livres e podem levar à replicação desordenada, o que causa o aparecimento dos tumores. 

As flores podem impedir a proliferação das células cancerígenas, propriedade ideal para evitar que a doença se espalhe para outras partes do corpo. (7)

Como fazer o chá de jasmim

O chá de jasmim normalmente é consumido misturado ao chá verde, preto ou branco (Foto: Freepik)

A infusão com as flores de jasmim é bem fácil de preparar. Basta acrescentar um sachê ou uma colher (de chá) do mix de ervas (flores secas de jasmim misturadas com o chá verde, preto ou branco) em uma xícara de água filtrada quente e deixar descansando por 3 minutinhos. 

Passado esse tempo, basta retirar o sachê ou coar e o chá estará pronto para ser apreciado. Como ele possui um sabor adocicado, não é preciso adoçar. Beba morno. 

Existe alguma contraindicação?

O jasmim é uma planta considerada bastante segura para o consumo, especialmente por ser utilizada em concentrações pequenas e não possuir compostos tóxicos, portanto, não encontramos nenhuma contraindicação ou limite de consumo. (6)

Mesmo assim, grávidas e lactantes devem consultar o seu médico antes de beber, para garantir a segurança do bebê, que pode ser afetado de maneira indireta pela infusão.

Por fim, você pode tomar o chá sempre que der vontade, mas sempre tendo em mente que é preciso evitar quaisquer exageros no dia a dia.

Onde encontrar o chá de jasmim

O chá de jasmim é vendido em lojas especializadas em fitoterápicos.  

Referências 

(1) ELISHA, e.E.; AL-MALIKI, S.J. IBRAHEM, D.K. Effects of Jasrninurn officinale Flowers on the Central Nervous System of the Mouse. International Journal of Crude Drug Research, v.26, n.4, p.221-227, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.3109/13880208809053923. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(2) AL-KHAZRAJI, Shahbba M. Potentiating effects of alcoholic extract of the aerial parts of jasminum officinale on pentobarbital-induced sleep. Plant Archives, v.18, n.1, p.697-702, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326097164_Potentiating_effects_of_alcoholic_extract_of_the_aerial_parts_of_jasminum_officinalle_on_pentobarbital-induced_sleep. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(3) MITTAL, Arun; SARDANA, Satish; PANDEY, Anima. Jasminum auriculatum – An overview. International Journal of Pharmaceutical Innovations, v.1, n.4, p.30-35, 2011. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/ac2c/369467b12501545e9454bdd58cfaf5656d34.pdf. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(4) UMAMASHEWARI, M. et al. Antiulcer and in vitro antioxidant activities of Jasminum grandiflorum L. Journal of Ethnopharmacology, v.110, p.464-470, 2007. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1016/j.jep.2006.10.017. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(5) GAO, Zhenhua et al. Intracellular Signaling Mechanisms Pharmacological Action of Jasminum amplexicaule Buch.-Ham. (Oleaceae) on Gastrointestinal Secretion. Iranian Journal of Pharmaceutical Research, v.13, n.3, p.959-965, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4177657/. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(6) KUNHACHAN, Phanukit et al. Chemical Composition, Toxicity and Vasodilatation Effect of the Flowers Extract of Jasminum sambac (L.) Ait. “G. Duke of Tuscany”. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1155%2F2012%2F471312. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(7) MITTAL, Arun; SATISH, Sardana; ANIMA, Pandey. Phytopharmacological Profi le of Jasminum Grandifl orum Linn. (Oleaceae). Chinese Journal of integrative Medicine, v.22, n.4, p.311-320, abril de 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11655-015-2051-3. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(8) GUPTA, Rajesh K.; REDDY, Pooja S. Antinociceptive and anticonvulsant activities of hydroalcoholic extract of Jasminum grandiflorum (jasmine) leaves in experimental animals. Pharmacognosy Research, v.5, n.4, p.286-290, 2013. Disponível em: https://dx.doi.org/10.4103%2F0974-8490.118813. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

(9) AL-KHAZRAJI, Shabaa M. Evaluation of Antibacterial Activity of Jasminum Officinale. IOSR Journal of Pharmacy and Biological Sciences, v.10, n.1, p.121-124, 2015. Disponível em: https://dx.doi.org/10.9790/3008-1012121124. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.