Chá de inhame: os benefícios e propriedades da bebida

O chá de inhame fortalece o sistema imunológico, melhora a aparência da pele e estimula a ovulação


O inhame é um tubérculo muito conhecido no nosso país, sendo utilizado em preparações saudáveis, como sopas, pastas e outras receitas.

Mas, você sabia que este alimento também pode ser consumido em forma de chá  e que também proporciona diversos benefícios à nossa saúde?

Além de muito nutritivo, o chá de inhame traz inúmeros benefícios à saúde de um modo geral, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, a produção natural de insulina no organismo, a melhora da aparência da pele e o estímulo da ovulação.

Chá de inhame: os benefícios e propriedades da bebida

Foto: depositphotos

Propriedades

O inhame é um vegetal rico em nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. Contém carboidratos, vitaminas do complexo B, amido, cálcio, ferro e fósforo.

O tubérculo também possui fitoestrógenos e um tipo de progesterona natural, a diosgenina, que auxiliam no equilíbrio hormonal. Devido às suas propriedades, o chá de inhame fortalece o sistema imunológico, limpa a pele e estimula a ovulação.

Benefícios

Uma das propriedades mais conhecidas do chá de inhame é a sua capacidade para estimular naturalmente a ovulação. Confira a seguir quais são os benefícios proporcionados pelo consumo desta bebida:

  • Estimula naturalmente a ovulação

Graças às suas propriedades, o chá de inhame estimula a produção dos ovários, aumentando as chances de gravidez.

Quando é consumida nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual, este chá melhora a fertilidade, pela sua capacidade de converter a diosgenina (estrogênio vegetal precursor da progesterona) em outros dois hormônios essenciais para a ovulação: o hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).


O LH tem a função de liberar o óvulo pelo ovário; já o FSH estimula o crescimento dos folículos. A diosgenina também contribui aliviando os enjoos matinais durante o período de gravidez.

Segundo o professor Frederick Naftolin, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, consumir inhame realmente pode aumentar as chances da mulher engravidar.

  • Melhora a aparência da pele

Por ser rico em substâncias antioxidantes, o chá de inhame ajuda a retardar o envelhecimento das células e combate os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Além de manter algumas doenças bem distantes, esta propriedade também proporciona a beleza da pele.

Consumir corretamente o chá de inhame garante uma pele mais firme, sedosa e livre de cravos e espinhas.

  • Fortalece o sistema imunológico

Embora esta propriedade não seja totalmente comprovada, acredita-se que o consumo do chá de inhame também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A bebida é capaz de estimular a circulação sanguínea, fazendo com os leucócitos – células de defesa do organismo – ganhem movimentos mais rápidos e amplos.

Receita do chá de inhame

Ingredientes

  • Cascas de 2 inhames médios;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Lave bem as cascas do tubérculo e deixe ferver bastante em fogo médio. Aguarde até que o líquido fique pela metade.

Como consumir?

O chá de inhame é uma espécie de pasta bem viscosa que deve ser tomada em jejum durante alguns dias. Para engravidar, recomenda-se tomar a bebida por 8 dias, sendo o último dia a data da sua ovulação. O máximo são duas colheres (de sopa) por dia.

Precauções

O chá de inhame é contraindicado para grávidas e lactantes, uma vez que pode causar descontrole hormonal. A bebida também não é recomendada para crianças, pré-adolescentes e pessoas com problemas de intestino.


Reportar erro