Chá de girassol mexicano é usado para atenuar abstinência

O girassol mexicano pode ser usado para atenuar a síndrome de abstinência de drogas psicotrópicas em dependentes químicos


O nome científico do girassol mexicano é o Tithonia diversifolia. Além disso, ele é conhecido por outros nomes como flor do Amazonas, Titonia, Margaridão Amarelo, Mão de Deus, entre outros.

A planta pode crescer até dois metros de altura e suas flores chamam a atenção, sendo laranjas e com pétalas alongadas. A fama dessa planta se dá pela sua propriedade mais conhecida: ela é muito utilizada nos tratamentos de pessoas com dependência química.

O girassol mexicano pode ser usado para atenuar a síndrome de abstinência de drogas psicotrópicas em dependentes químicos, como álcool, tabaco e outras.

Chá de girassol mexicano é usado para atenuar abstinência de drogas

Foto: depositphotos

Para tratar a abstinência, são utilizadas as folhas da planta para fazer um pó. Para adquirir essa consistência, você precisa colocar as folhas para secar na sombra. Depois disso, é a vez de triturá-las até transformarem-se em pequenos grãos. Para garantir que fique fino, é só peneirar.


Para armazenar o pó do girassol mexicano você deve colocá-lo em um recipiente de vidro armazenado-0 em um local longe da umidade e da luz. Para ajudar no tratamento de pessoas com dependência química é só colocar esse pó na ponta da língua quando o dependente começar a sentir os sintomas de abstinência das drogas. O uso do girassol mexicano deve ser usado até seis vezes por dia.

Além dessa indicação, o chá de girassol mexicano também é utilizado para problemas no estômago e rins. Para isso, é só colocar uma folha dentro de uma xícara de água quente e fechar o recipiente por, aproximadamente, 10 minutos. Ele deve ser tomado após as principais refeições do dia.

O chá de girassol mexicano é também utilizado para tratar diarreias, dores de cabeça, malária, ascaridíase, hepatite e febre.

Receita de chá de girassol mexicano gelado

Em artigo anterior, o blog Remédio Caseiro trouxe uma receita prática de um chá de girassol mexicano que serve para tratar inúmeros incômodos como espasmos, problemas no fígado, diabetes e diarreias.

Para fazer um litro de chá gelado de girassol mexicano, você deve usar duas colheres de folhas secas trituradas. Leve-os ao fogo até levantar fervura. Em seguida, desligue o fogão e deixe a mistura fechada por uns 10 minutos. Por fim, você coa e leva o líquido para a geladeira para tomar três xícaras ao dia. Caso você prefira, pode deixar a bebida em temperatura ambiente.


Informar erro