Chá de florescência: conheça e aprenda a fazer em casa

Conheça o chá de florescência e saiba como preparar. Descubra os encantos desse lindo chá que complementa a arte do consumo


O chá de florescência vem se tornando cada dia mais popular, apesar de não ser tão comum e fácil de encontrar. Trata-se de uma preparação de um chá que pode ter qualquer sabor, e é fabricado para abrir uma linda flor quando imerso em água quente.

A bebida consiste em um chá fabricado, ao invés de um saquinho, em uma bolinha que deve ser colocada com um lado específico para cima, na água, para desenrolar-se e formar a flor.

Os bulbos são dispostos de forma artística, transformando o hábito de consumir chá em uma visão esplendorosa. Com diversas cores aplicadas com a presença de flores secas, o arranjo floral somente floresce quando colocado em água quente. São comuns o chá preto e o verde, além de outras opções de sabores, como o chá de jasmin.

Chá de florescência: conheça e aprenda a fazer em casa

Foto: depositphotos

Curiosidades

Esse chá teve uma provável origem na China, tornando-se popular no Ocidente na década de 2000. Apesar de parecer algo antigo, essa técnica de decoração em alimentos, aplicada ao chá, foi desenvolvida na década de 1980, com aplicação da mão de obra de artesãos, que montam à mão as lindas flores.


Além das flores, alguns artesãos colocam ainda algumas surpresas dentro das flores, criando cenas delicadas. Pode-se, por exemplo, ao abrir-se a flor, encontrar navios pequenos ou outros objetos decorativos. A maioria dos fabricantes, inclusive, não explicita na embalagem o que o consumidor encontrará, tornando o momento ainda mais mágico.

Como preparar?

O preparo desse chá é bastante simples. Você precisa ter um recipiente transparente para que a abertura seja apreciada por completo, por todos. Como a bolinha é feita para preparar, normalmente, mais de uma porção, você deve colocar em um bule ou uma jarra transparente. Primeiro coloque a água, e em seguida adicione o pacote segundo as instruções, para que se abra corretamente.

Para preparar, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 bola para chá florescente;
  • 4 xícaras de água;
  • adoçante de sua escolha.

Modo de preparo

Coloque a bola de chá em um recipiente transparente de tamanho médio, lembrando que o vidro deve ser temperado. É importante seguir as instruções da embalagem pois alguns podem ser embalados para quantidades individuais. Aqueça a água e jogue no recipiente em que a bola de chá florescente se encontra e então basta esperar. Cerca de três minutos são necessários para o espetáculo começar.


Reportar erro