Chá de fitolaca – Benefícios e propriedades

A fitolaca, de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à…


A fitolaca, de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à família das Phytolaccaceae, e que é popularmente conhecida por uma série de outros nomes, tais como caruru-açi, erva-dos-cachos, uva-turca, fitolaca americana, dentre outros. Nativa do continente americano, aparece desde os Estados Unidos até a Argentina e é encontrada por todo o Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e pode atingir até 4 metros de altura. A planta possui um avermelhado caule ereto, folhas grandes que se afinam nas extremidades e numerosas flores brancas. É comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas limidas.

Chá de fitolaca – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Devido às suas propriedades, as folhas e raízes da fitolaca são largamente utilizadas na medicina popular. O suco das bagas da planta tem sido usado como pigmento, tinta e como agente de coloração para vinhos; as pequenas e novas folhas são enlatadas e vendidas com a denominação “poke salet”.

As propriedades medicinais da fitolaca

  • Depurativa;
  • Anti-inflamatória;
  • Antirreumática;
  • Purgativa;
  • Emenagoga;
  • Laxante leve.

Os benefícios e as indicações de uso

A fitolaca proporciona benefícios no tratamento dos casos de artrite e reumatismo crônicos, edemas, sarna, dismenorreia, obesidade, câncer de pele, sífilis e dermatofitose.

Como utilizar a fitolaca?

Para aproveitar os benefícios desta planta, basta preparar um chá.


Chá de fitolaca

Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água e apague o fogo assim que a água alcançar fervura. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Efeitos colaterais e precauções

A ingestão das folhas maduras, frutas não cozidas, sementes e raízes da fitolaca pode causar distúrbio gastrointestinal, gerando uma severa toxicidade.

Uma quantidade inferior a 10 frutas cruas da planta podem intoxicar um adulto, causando vômitos, náusea, diarreia, espasmo estomacal, tontura e cefaleia que duram de 24 a 48 horas.

As folhas adultas cruas e as sementes da fitolaca são altamente tóxicas e venenosas, por isso, devem ser mantidas longe de crianças, já que é comum a ingestão acidental por elas.

Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa, por isso, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive com medicamentos naturais.


Reportar erro