Chá de cebola – Propriedades e como fazer esta infusão

Por Redação

Cebolas

Imagem do vegetal | Imagem: Reprodução

A cebola é rica em vitaminas, contém muitos sais minerais, como: fósforo, enxofre, silicatos, ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo, flúor,etc. Por tudo isso , tem diversas propriedades benéficas à saúde, sendo seu uso diário preventivo de várias doenças e incômodos.

Veja algumas das muitas aplicações da cebola

  • É EXPECTORANTE: eficiente, eliminando catarro, tosse, rouquidão e mucosidades;
  • A cebola também é ANTIINFLAMATÓRIA, serve no tratamento de úlceras e inflamações de qualquer tipo, tratando problemas de pele, cérebro, garganta, ossos, estômago, rins e intestinos;
  • Também é DIGESTIVA e abre o apetite e regulariza as funções do estômago;
  • Tem poderes DIURÉTICOS E DEPURATIVOS, eliminando toxinas e também evitando a retenção de líquidos;
  • Contém muitas vitaminas, inclusive a vitamina C, o que a torna ANTIOXIDANTE, sendo um dos alimentos da longevidade e prevenindo o envelhecimento precoce das células;
  • É DEPURATIVA, reduz o colesterol ruim das artérias.

A cebola, além do uso na culinária, onde serve de tempero à grande quantidade de comidas, saladas, etc., também pode ser empregada como cataplasma, nos casos de feridas abertas e supurantes, assim como em picadas de animais venenosos, como cobras ou aranhas.

O suco da cebola pode ser aplicado externamente até no couro cabeludo para tratamento de caspa e de queda de cabelos, além de ser antibacteriano potente, portanto, cura, tanto externamente quanto internamente, já que a cebola consumida crua, protege de diversas doenças infecciosas, protege o sistema cardiovascular, evitando infartos e derrames, retarda o envelhecimento de células em geral, beneficiando todo o organismo de modo geral!

Nos casos de diabetes, a cebola é um excelente auxiliar no tratamento, já que possui uma substância que é parecida com o hormônio insulina! Ademais, como tem efeito depurativo, limpa o sangue e elimina as toxinas.

Quando associada ao limão e ao alho, outros dois alimentos funcionais e antiinflamatórios, torna-se um poderoso remédio preventivo de diversas moléstias!

Seu chá possui os mesmos benefícios do vegetal cru?

O chá de cebola, assim como o suco, tem poderes curativos e antiinflamatórios, sendo especialmente usado em casos de tosse, inflamações de garganta, catarros e quaisquer outras doenças relacionadas às vias respiratórias. Também contribui para a prevenção de outras doenças, como as relacionadas ao aumento do colesterol e ajuda a evitar a retenção de líquidos, por causa da alta concentração de potássio.

Como fazer este chá

Chá

Chá, receita passo a passo | Imagem: Reprodução

Esta infusão pode ser preparada com pedaços do vegetal ou ainda, com as cascas. Veja as duas formas de preparo e escolha a melhor, os efeitos de ambas são os mesmos!

CHÁ DE CEBOLA:

- Ferver pedaços do vegetal em uma xícara de água, coar e adoçar com açúcar mascavo ou mel. Beber morno, até três vezes ao dia.

ou

CHÁ DE CASCAS DO VEGETAL:

- Retirar as cascas externas da cebola, ferver junto com uma xícara de água por dez minutos, coar e adoçar com mel ou açúcar mascavo. Beber até três xícaras ao dia.