Chá de Baunilha, muito gostoso e combate até Alzheimer

Especiaria utilizada principalmente como aromatizante nos quatro cantos do mundo, a baunilha foi encontrada no…


Baunilha

Imagem: Reprodução

Especiaria utilizada principalmente como aromatizante nos quatro cantos do mundo, a baunilha foi encontrada no México, e já era utilizada pelos antigos povos nativos – principalmente os astecas – antes mesmo de Cristovão Colombo chegar à America e decidir levar o sabor e o aroma únicos da baunilha para a Europa.

Por muito tempo tentou-se cultivar a vagem de Vanilla, orquídea de onde a baunilha é extraída, em lugares diferentes de sua terra natal, mas todas as tentativas foram fracassadas. Esta planta rara e especial não conseguiu se adaptar aos climas diferentes do calor equatorial da América Central. Somente no ano de 1837 foi que conseguiram desenvolver uma técnica de polinização artificial da orquídea Vanilla, podendo assim difundir a planta para os outros países.

Propriedades da baunilha

De uns tempos pra cá a baunilha veio chamando a atenção não só das donas de casa que apreciavam o seu sabor e aroma no preparo de pratos especiais, mas também dos cientistas que estão descobrindo várias propriedades medicinais desta especiaria.

Entre as várias propriedades está o fator antioxidante, que acaba retardando o envelhecimento das células. Entre as células que a baunilha retarda o envelhecimento estão os neurônios, que estão presentes no nosso sistema nervoso e são responsáveis por comandar todas as ações do cérebro, inclusive a memória. Sendo assim, o consumo de baunilha pode ajudar a prevenir doenças como mal de Alzheimer.


Outras propriedades da baunilha

Receita de chá de baunilha

Ingredientes:

Como fazer:

  1. Ferva a água;
  2. Desligue o fogo e acrescente o chá preto;
  3. Tampe e deixe em infusão por três minutos;
  4. Acrescente a baunilha e misture;
  5. Adoce com a quantidade de açúcar que você preferir;
  6. Beba duas vezes ao dia.

Muitas vezes o gosto que a baunilha deixa no chá faz com que a adição de açúcar não seja necessária. Então prove primeiro para ver se você realmente prefere adocicá-lo.

E para quem não deseja consumir o chá como remédio natural, e sim apenas para apreciar o sabor excêntrico da bebida, ele fica ótimo servido no chá da tarde acompanhado de biscoitos, e pode ficar muito saboroso também se for servido com um pouco de creme de leite.


Reportar erro