Chá de amaranto – Ótimo para controlar o colesterol

O chá de amaranto é ideal para todos aqueles que desejam uma saúde equilibrada, mas…


O chá de amaranto é ideal para todos aqueles que desejam uma saúde equilibrada, mas deve ser sempre associado a uma boa alimentação. Ele ajuda a regular as taxas altas de colesterol no sangue e complementa a dieta com alguns nutrientes que são essenciais no controle de estas e outras disfunções no organismo. O grão usado para preparar o chá é muito nutritivo e vem sendo usado para o preparo de pratos ao redor do mundo há algum tempo, mas popularmente tem sido usado para preparar o chá.

Chá de amaranto - Ótimo para controlar o colesterol

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

Com 15% de sua constituição de proteínas com teor biológico elevado, o chá de amaranto fornece ao organismo aminoácidos que são essenciais para o funcionamento do corpo, mas que não são produzidos por ele. Além disso, é fonte de cálcio, fósforo, zinco, fibra e não contém glúten. Seu consumo ajuda ainda a melhorar o ganho de massa magra e reforça o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, por exemplo, além de, devido aos antioxidantes, combater o envelhecimento precoce da pele. Por ser rica em fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino, além de ajudar àqueles que possuem resistência à insulina.


Como preparar e consumir?

A bebida que deve ser consumida fria pode ser preparada com grãos de amaranto, cravo, canela, suco de um limão e açúcar mascavo.

Para preparar, inicialmente, coloque os grãos em um recipiente com água e reserve, deixando de molho durante 24h. Passado esse período, coloque os grãos com a água em que estavam de molho, completando para chegar a, aproximadamente, 1 litro de água, e cozinhe os grãos por um período de, aproximadamente, 30 minutos. Observe a calda do amaranto, que deve ser grossa. Ao chegar neste ponto, coe, separando o amaranto do caldo. Misture o caldo com os outros ingredientes e ferva novamente, fazendo uma infusão com a canela e o cravo. Desligue o fogo e, em seguida, esprema o suco de um limão e adicione açúcar mascavo suficiente para adoçar a bebida. Aguarde esfriar e consuma como uma excelente bebida refrescante e extremamente nutritiva. Além disso, os grãos que ficaram na peneira devem ser triturados com água, constituindo a bebida quente.


Reportar erro