Chá de agarra-pinto para a saúde do fígado

Uma das principais indicações da utilização do chá de agarra-pinto está relacionada ao tratamento do fígado. Conheça as propriedades e benefícios da bebida


Agarra-pinto é conhecido como uma das ervas rasteiras mais utilizadas na medicina natural para tratar problemas no fígado.

Também popularmente conhecida pelas denominações de pega-pinto, erva tostão, beldroega-grande e bredo-de-porco, esta planta de origem nacional é indicada para tratar uma série de condições de saúde.

A parte mais utilizada do agarra-pinto é a sua raiz, que integra a receita de um chá natural que apresenta propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e diuréticas.

Propriedades e benefícios naturais do agarra-pinto

De sabor bastante amargo, a erva tostão possui ação antisséptica das vias urinárias, febrífuga, diurética, anti-inflamatória e antialbuminúrica. É constituída por amido, ácido boerhávico, boerhavina, lipídios, matéria sacarina, sais inorgânicos (nitratos), substâncias gomosas e pécticas.

cha-de-agarra-pinto-para-a-saude-do-figado

Foto: reprodução/wikimedia

Uma das principais indicações da utilização do chá de agarra-pinto está relacionada ao tratamento do fígado. O chá da erva pode ser usado para tratar hepatite, congestão e outros problemas no órgão.

Devido às suas propriedades terapêuticas, o chá de erva tostão ainda pode ser útil no tratamento de uma série de doenças, incluindo as seguintes: problemas nas vias urinárias, cistite, dispepsia, edema, hemoptise, icterícia, nefrite, uretrite, beribéri, febre biliosa, picada de cobras, baço e problemas estomacais.


Além dos benefícios citados, tomar uma xícara de chá de agarra-pinto também pode ser reconfortante para as pessoas que sofrem com nervosismo, pois a bebida ajuda a acalmar.

Doenças menos conhecidas como anúria e albuminúria também podem ser tratadas com o chá de erva tostão.

Como preparar o chá de agarra-pinto?

A erva tostão já triturada pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais. Caso não encontre, você pode triturar a planta em casa mesmo usando o liquidificador.

Confira a seguir a receita do chá de agarra-pinto:

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) da erva tostão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

1) Adicione três colheres de sopa do agarra-pinto em uma panela com um litro de água;
2) Leve a mistura ao fogo e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 10 minutos;
3) Após esse período, desligue o fogo e deixe o chá repousar por mais 10 minutos;
4) Aguarde até que a bebida esfrie, coe e beba. Recomenda-se que o consumo não ultrapasse cinco xícaras por dia.

Precauções

Lembre-se que as ervas contêm princípios ativos que podem causar reações adversas. Por isto, todo tratamento natural deve ser indicado e acompanhado por um especialista.

Sempre converse com o seu médico sobre a possibilidade de usar plantas medicinais. Apenas um profissional poderá analisar corretamente o seu caso, indicando as doses corretas e o melhor tratamento a ser seguido.


Reportar erro