Chá das sementes de girassol

O centro das pétalas de coloração amarelo-vivo do girassol está repleto de sementes que apresentam…


O centro das pétalas de coloração amarelo-vivo do girassol está repleto de sementes que apresentam cor verde-acinzentado ou preta e são envolvidas por uma casca. As sementes de girassol são extremamente benéficas à nossa saúde, sendo uma das maiores fontes de nutrientes, compostas por proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas consideradas “gorduras boas”, como o ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 9 (ácido oleico).

Chá das sementes de girassol

Foto: Reprodução

Os benefícios da semente de girassol

  • É rica em ácidos graxos essenciais e, por isso, é uma ótima fonte de energia para o nosso corpo;
  • Contém um elevado teor das vitaminas B e B1, que proporcionam o bem estar psicológico;
  • As gorduras poli-insaturadas presentes nas sementes de girassol atuam na redução do mau colesterol (LDL) e agem como antioxidantes na formação e recuperação muscular;
  • Atua na saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças como infarto, derrame e outros;
  • Ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue sob controle;
  • As fibras presentes na semente de girassol auxiliam no bom funcionamento do intestino, regularizando o trânsito gastrointestinal, além de prolongar a sensação de saciedade;
  • Além dos nutrientes que já expomos, a semente de girassol também é rica em magnésio, mineral que, em falta no organismo, pode causar dor muscular, fadiga, câimbra e enxaqueca;
  • A vitamina E também está presente nesta semente e é uma das mais importantes no combate ao envelhecimento precoce.

Como a semente de girassol é utilizada?

Devido ao seu elevado teor de óleo, a semente de girassol é uma das principais fontes em óleos poli-insaturados. Suas aplicações são as seguintes:

Óleo de girassol para emagrecimento

O óleo de semente de girassol ajuda no processo de emagrecimento, por ter a capacidade de inibir uma enzima conhecida como LPL, responsável por transferir a gordura circulante no sangue para as células adiposas. Com isso, o organismo tem que utilizar o estoque de energia já existe como sua principal fonte.

Óleo de girassol para a pele

Este óleo é benéfico sobre a cicatrização da pele e é muito utilizado como hidratante para peles sensíveis de crianças e bebês.


Chá das sementes de girassol

Além do óleo, também pode ser feito um chá de sementes de girassol. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de sementes de girassol torradas;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve ao fogo a água juntamente às sementes de girassol e deixe ferver. Após isso, desligue o fogo. Espere amornar e coe. A indicação de consumo é de quatro xícaras deste chá ao longo do dia.


Reportar erro