Cataplasma de argila para abscesso

Denomina-se abscesso um acúmulo localizado de pus num tecido, doloroso e quente ao toque e…


Denomina-se abscesso um acúmulo localizado de pus num tecido, doloroso e quente ao toque e de coloração que pode variar do rosa ao vermelho escuro. Pode aparecer em qualquer região do corpo, porém é mais comum nas axilas, nas áreas ao redor do ânus e da vagina, na virilha, na base da espinha dorsal e em torno de um dente. No interior de um abscesso encontram-se células mortas, bactérias e outros detritos.

Os abscessos podem ser causados por uma obstrução das glândulas sebáceas ou sudoríparas, inflamação dos folículos pilosos ou perfurações da pele.

Este acúmulo localizado de pus num tecido atinge mais frequentemente as pessoas com sistema imunológico debilitado e que já estejam com algum problema de saúde, como diabetes, câncer, distúrbios vasculares periféricos, queimaduras graves e outros.

Sintomas e tratamento

Geralmente, um abscesso transforma-se em uma massa dolorosa, vermelha e quente ao toque. Ao progredir, ele pode formar uma ponta e se romper espontaneamente. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele, para a corrente sanguínea e, caso atinja um tecido mais profundo, o indivíduo pode sentir mal-estar e ter febre.

No tratamento de um abscesso, o médico poderá abri-lo e drená-lo, anestesiando a área ao seu redor. Se o abscesso for pequeno, com menos de 1 cm, aplicar compressas quentes sobre o local por cerca de 30 minutos, quatro vezes ao dia, pode ajudar no tratamento. O tratamento de abscessos também pode ser feito com a aplicação de uma cataplasma de argila.

Cataplasma de argila para abscesso

Foto: Reprodução

Cataplasma de argila para tratar abscessos

A cataplasma de argila pode ser utilizada no tratamento de casos de abscessos no seio, feridas infeccionadas, reumatismo, entorses, equimoses, herpes zoster, dores musculares, fadiga, picadas de inseto e outras condições.

Existem diferentes tipos de argila e a sua cor é proveniente de uma composição química diferente. A argila verde é rica em ferro e é usada para desintoxicação; a argila branca é rica em alumínio e contém propriedades antissépticas e cicatrizantes; a argila marrom pode ser usada contra a acne; a argila vermelha é rica em ferro e promove a circulação; e a argila preta pode ser usada em caso de inflamação da pele.


Para preparar a cataplasma, basta seguir os procedimentos:

Ingredientes:

Argila moída, que pode ser encontrada em lojas especializadas ou algumas farmácias.

Modo de preparo e aplicação:

Encha um recipiente com a argila moída e cubra com água fria, mas sem misturar. Não misture, pois a argila absorve a água. Se a mistura estiver muito líquida, adicione um pouco mais de argila; se estiver muito dura, acrescente mais água.

Aplique um grande cataplasma de argila diretamente sobre a área infectada da pele. Cubra com um lenço limpo e passado e envolva uma fita para mantê-lo no lugar.

Deixe no local por no máximo 2 horas ou por menos tempo caso a argila seque antes. Renove a aplicação quantas vezes forem possíveis, mas sem usar a mesma argila. Sempre descarte a argila após o uso. Continue com a aplicação ainda por alguns dias após a cura. A cataplasma de argila não deve ser usada sobre pontos de sutura.


Reportar erro