Castanha da índia para hemorroidas

As hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e doloridas, resultantes do aumento da pressão nas veias…


As hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e doloridas, resultantes do aumento da pressão nas veias do ânus. São bastante comuns e podem ser tanto internas quanto externas. A causa mais comum deste problema é o esforço feito durante a evacuação, mas também pode ser causado por outros fatores, como resfriado, dieta pobre em fibras, infecções anais, diarreia crônica e por permanecer sentado durante muito tempo seguido.

A castanha da índia (Aesculus hippocastanum), também conhecida como castanheiro-da-índia, é uma planta medicinal muito usada para complementar o tratamento de hemorroidas, além de outras condições de saúde, como a insuficiência venosa e varizes.

Propriedades da castanha da índia

Dentre as propriedades da castanha da índia estão a sua ação adstringente, anti-hemorroidal, estimulante, redutora de permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora e anti-inflamatória.

Devido às suas propriedades medicinais, a planta é útil no tratamento de hemorroidas, má circulação, varizes, cólicas menstruais, dermatite, eczema, flebites, inflamações na pele e dor nas pernas.

Castanha da índia para hemorroidas

Foto: Reprodução

Tratamento caseiro com castanha da índia

Os remédios caseiros para hemorroidas devem ser utilizados de acordo com o tipo das hemorroidas. No caso de hemorroidas externas, o tratamento pode ser feito com o banho de assento com castanha da índia. No entanto, lembre-se que o tratamento para este problema deve ser indicado pelo proctologista, já que pode ser necessário o uso de analgésicos ou pomadas. O remédio caseiro não serve para substituir o tratamento clínico, sendo apenas um complemento que pode auxiliar no alívio dos sintomas.

Banho de castanha da índia

O banho de assento feito com castanha da índia em pó ajuda a melhorar a circulação e alivia as dores e o desconforto causados pelas hemorroidas. Confira a seguir como preparar o banho de assento:

Ingredientes:

– 5 colheres de sopa de castanha da índia em pó;
– 2 litros de água fervente.


Modo de preparo:

Misture os ingredientes e deixe descansar por dez minutos. Quando a mistura amornar, coloque em uma bacia e sente sem roupa íntima, durante 20 minutos. Este tratamento caseiro deve ser repetido por 5 dias.

Chá de castanha da índia

Além do banho de assento, o chá de castanha da índia também é um excelente remedo caseiro para combater as hemorroidas internas e externas.

Ingredientes:

– 1 punhado de castanha da índia;
– 2 copos de água.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 15 minutos. Espere a bebida amornar, coe e beba uma xícara deste chá, três vezes ao dia.

Contraindicações

A castanha da índia é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças e para os indivíduos que estejam tomando anticoagulantes.


Reportar erro