Carnaval: invista na alimentação saudável e na ingestão de líquidos

Para enfrentar a maratona dos blocos e bailes, é preciso escolher bem o cardápio durante esse período


Os dias de folia e brincadeiras de Carnaval devem ser aproveitados ao máximo, sim, mas os foliões devem tomar uma série de cuidados para não prejudicar a saúde. Alguns dos exageros cometidos envolvem barulho, excesso de álcool, alimentação inadequada, noites sem dormir e desgaste físico.

Para enfrentar a maratona dos blocos, desfiles e bailes, vale prestar atenção nos alimentos e bebidas ingeridas durante o período. A nutricionista Brigitte Olichon, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) dá algumas dicas de alimentação saudável durante o Carnaval.

Pular carnaval também é atividade física

Carnaval: invista na alimentação saudável e na ingestão de líquidos

Foto: depositphotos

Independentemente do seu perfil de folião, é necessário cuidar da sua alimentação durante os dias de festa. Brigitte Olichon lembra que qualquer tipo de atividade física queima calorias e estas devem ser repostas. “Pular carnaval é uma atividade física considerável. As calorias gastas devem voltar para o organismo de forma saudável, ou seja, através de alimentos nutritivos e frescos: saladas cruas e cozidas, carboidratos (arroz, massa, macarrão, batata, etc.) e proteínas magras”, ensina a profissional.

A especialista afirma que o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mas, se não for possível, é recomendável tomá-las com bastante moderação. Ela ainda lembra que o álcool desidrata o organismo e engana a fome, além de bombardear o fígado e provocar a temida ressaca. A professora sublinha que, além disso, toda bebida alcoólica contém “calorias vazias”.


O que comer durante os dias de folia?

A nutricionista sugere evitar a ingestão de comidas com gorduras, frituras e petiscos, que podem levar à diarreia, febre, vômitos. “Além disso, muitas vezes  nem sabemos de que forma foram feitas as comidas disponíveis nas ruas. Qual a qualidade do alimento, a higiene no processo? Pode ter havido reaproveitamento de óleo… Melhor não arriscar!”, recomenda Olichon.

Então, o que comer durante os dias de festa? De acordo com Brigitte Olichon, o ideal é comer bem antes de sair de casa, o que garantirá a energia durante todo o baile ou desfile. Dê preferência aos carboidratos integrais e às frutas.

Durante a festa, prefira barra de cereais, água de coco, suco natural e, caso o esforço seja muito grande, uma bebida isotônica bem gelada. Olichon lembra que essas bebidas têm muito sódio e podem provocar um pouco de inchaço. Por isso, nada de exageros!

Após a folia, é indicado o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos (não fritos) e iogurte ou gelatina, que ajudarão na recuperação dos músculos.


Informar erro