Câncer de mama: especialista esclarece mitos e verdades

Para tirar algumas dúvidas sobre a doença, o mastologista Sérgio Mendes esclarece questões sobre o câncer de mama


O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres. A boa notícia é que caso descoberto precocemente, há uma chance de 90% de cura. Portanto, “prevenção” é a palavra de ordem.

Graças à sua grande popularidade, existem diversas informações, muitas delas falsas, girando em torno do assunto. Para tirar algumas dúvidas sobre a doença, o mastologista, Sérgio Mendes, esclarece o que é mito e verdade sobre o câncer de mama.

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

O primeiro passo para detectar o tumor é fazer a mamografia uma vez ao ano

O autoexame e a mamografia são essenciais para detectar a presença de algum nódulo mamário. Ao realizar o exame anualmente, fica mais fácil conseguir detectar precocemente a presença do câncer.

Câncer de mama: especialista esclarece mitos e verdades

Foto: depositphotos

Já que nenhum familiar meu teve a doença, não corro nenhum risco

Mito. Não existe nenhuma mulher que não esteja exposta ao câncer de mama. Mesmo sem haver nenhum caso na família, o risco de uma mulher desenvolver a enfermidade é de 12%.

Se alguma mulher na minha família teve câncer, obrigatoriamente eu também terei

Mito. Caso haja uma mulher na família que teve a doença, a probabilidade de você também possuí-la aumenta para 80%, mas ainda não é uma obrigatoriedade, mas algo bem possível. É sempre importante manter regularmente o acompanhamento com um especialista e realizar exames preventivos regularmente. Caso exista histórico familiar, Sérgio recomenda já começar a fazer o exame a partir dos 25 anos.


O câncer de mama sempre aparece como um caroço

Mito. O câncer de mama pode aparecer como um nódulo ou caroço no peito ou com a presença de microcalcificação. “No caso da microcalcificação, apenas por meio da mamografia se pode fazer o diagnóstico precoce, por isso a importância da realização dos exames periódicos a cada seis meses. Há casos menos comuns ainda em que ocorre uma secreção pelo mamilo de forma espontânea ou a descamação da auréola e do mamilo”, alerta Sérgio.

Todo caroço na mama é um câncer

Mito. Existem caroços que podem ser nódulos benignos ou cistos. Mas em todo caso, o mais indicado é investigar qualquer tipo de caroço detectado na mama.

Amamentar protege a mama do câncer

Verdade. Quando se amamenta as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos, o que ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de tumores.

O excesso de peso é prejudicial à doença

Verdade. As pessoas obesas estão propícias a desenvolverem a doença porque, nesses casos, o tecido gorduroso aumenta os níveis de estrogênio.

Praticar uma atividade física ajuda na prevenção

Verdade. Cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes para ajudar a prevenir o câncer de mama.

O câncer tem cura

Verdade. Cada caso é algo individualizado e cada paciente responde de uma maneira particular aos tratamentos. Mas o câncer tem cura, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado por especialistas.


Reportar erro