Bye bye sedentarismo! Adote esses 5 hábitos e viva melhor

O sedentarismo está muito relacionado com o aparecimento de doenças, como pressão alta, diabetes e obesidade


Viver mais e melhor é o que todo mundo quer. Mas nem sempre estamos dispostos a fazer o que os especialistas em saúde recomendam: comer alimentos saudáveis, praticar exercícios, não nos estressar no trabalho e no trânsito, enfim, as regras que todos nós já ouvimos falar várias vezes.

Essa falta de iniciativa tem matado muita gente. De acordo com o preparador físico Marcio Atalla, “apenas 35% da população brasileira pratica atividade física três vezes por semana, sendo que o ideal é 30 minutos por dia e cinco vezes por semana. A falta de exercícios mata todos os anos cerca de 5 milhões de pessoas no mundo, número equivalente ao de mortes por tabagismo e maior do que pela obesidade. O sedentarismo está muito relacionado com o aparecimento de doenças, como pressão alta, diabetes e obesidade”.

A nutricionista Marcia Daskal lembra: “dentro de uma dieta equilibrada, mais importante do que contar calorias é levar em consideração a variedade dos ingredientes que compõem uma refeição e a quantidade”.

Pensando nisso, reunimos cinco hábitos que você deve incluir hoje na sua rotina se você quiser viver mais e melhor:

1. Economize dinheiro

Bye bye sedentarismo! adote esses 5 hábitos e viva melhor

Foto: depositphotos

Você deve estar se perguntando, mas o que é que economia tem a ver com viver mais? Tudo! Acontece que quando você pratica exercícios e se alimenta de forma correta, você economiza uma fortuna com remédios e doenças. Pesquisas revelam que uma pessoa que faz atividade física vai setes vezes menos ao médico que as sedentárias. Ou seja, você está se prevenindo de problemas que podem te fisgarem pelo bolso.

2. Independência

abandone-o-sedentarismo-adote-esses-5-habitos-e-viva-melhor-2

Foto: Pixabay


Todo mundo gosta de ter independência. Ela é um fator importante no item felicidade, não é mesmo? Pois bem, a autonomia é uma das conquistas de quem pratica exercícios, pois seu corpo ganha força e resistência. Além disso, você reforça o seu sistema imunológico e garante saúde por mais tempo.

3. Autoestima

Abandone o sedentarismo: adote esses 5 hábitos e viva melhor

Foto: depositphotos

Quem não quer se sentir bem? Ao fazer atividades físicas seu organismo libera a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Sem falar que a vida saudável se reflete na pele, nos cabelos e no próprio corpo.

4. Evite doenças

abandone-o-sedentarismo-adote-esses-5-habitos-e-viva-melhor-3

Foto: Pixabay

Quando você se alimenta corretamente, seu organismo agradece. Tudo funciona melhor. Procure manter seu prato sempre colorido, pois geralmente, as cores diferentes garantem nutrientes diferenciados. A falta de nutrientes pode provocar doenças sérias.

5. Leia mais os rótulos

abandone-o-sedentarismo-adote-esses-5-habitos-e-viva-melhor-rotulo-supermercado

Foto: depositphotos

É preciso conhecimento para viver mais e melhor. O hábito de ler os rótulos e procurar saber o que contém na composição de cada industrializado pode te fazer mudar de marca ou até procurar alimentos mais naturais.


Informar erro