Brasileiro ainda consome pouca quantidade de fibra

O consumo de fibras pode proporcionar controle do colesterol, triglicerídeos e glicemia; saúde cardiovascular e suporte na imunidade


De acordo com pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendável é consumir diariamente de 25 a 35 gramas de fibras.

Elas contribuem para o bom funcionamento do corpo, sobretudo do sistema intestinal. Porém, de acordo com a nutricionista Isis Graziela, no Brasil, o consumo fica bem abaixo desse patamar, entre 10 e 15 gramas por dia.

Importância das fibras

Entre os benefícios que o consumo de fibras pode apresentar para o corpo humano, vários podem ser vistos com bons olhos.

brasileiro-ainda-consome-pouca-quantidade-de-fibra

Foto: Pixabay

Entre os principais, destaque para o controle de taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia; manutenção da saúde cardiovascular; suporte na imunidade e ainda melhora para a atividade intestinal.

Outro papel importante das fibras é no controle da obesidade, já que ela é capaz de proporcionar saciedade sem aumentar o valor calórico do prato.

Esse tipo de alimento é muito indicado para pessoas que mantêm dietas para perda ou manutenção de peso e também diabéticos.

É importante ressaltar que, para garantir todos os benefícios proporcionados pelas fibras, é necessário manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência.

Além disso, é essencial também consumir de 1,5 a 2L diários de água, o que contribui para melhor atuação das fibras no organismo.

Onde estão as fibras?

Para suprir essa necessidade do consumo de fibras, é possível encontrá-las em dois tipos de alimentos: os solúveis e os insolúveis.

O primeiro tipo está presente nas frutas, legumes, nutricosméticos com fibras, entre outros. Já o segundo pode ser encontrado em grãos e cereais.


Estratégias para aumentar o consumo de fibras

Algumas estratégias podem ser usadas para aumentar o consumo de fibras: prefira frutas com cascas e bagaço, ao invés de sucos.

Vale a pena incluir saladas na sua dieta diária; incremente todas as refeições com fibras como linhaça, chia e aveia; cascas, bagaço e talos podem ser aproveitados no preparo de outros pratos, tais como arroz, farofas e recheios.

Fibras adicionais

Em contrapartidas, algumas marcas de medicamentos, sobretudo os manipulados, apresentam saídas perfeitas para incrementar o consumo dessas substâncias.

A Pharmapele, por exemplo, traz ao mercado produtos multifuncionais com fibras, além de outros benefícios para a saúde.

Fiber Solution

O nutricosmético conta com uma associação de fibras solúveis e insolúveis que promove melhorias na saúde e favorece o bom funcionamento e imunidade do sistema gastrointestinal.

Elas ajudam na prevenção de doenças no sistema cardiovascular e gastrointestinal, além de estimular o metabolismo energético. O produto é isento de lactose, sacarose e glúten, ou seja, sem açúcar e seus derivados, e pode ser usado por gestantes.

ThermoSlim

Sem calorias, livre de glúten, lactose e açúcar, o ThermoSlim é um suco emagrecedor que possui fibras solúveis e regula as funções intestinais.

O produto acelera o metabolismo, ajuda na queima de gordura e redução de medidas e é um aliado importante na diminuição de colesterol.

O produto possui 2,25 gramas de fibras e pode ser utilizado em planos nutricionais para controle de peso.

Ele apresenta ativos, como: Extratos de Chá verde, Guaraná, Laranja amarga (citrus auratium), Inulina e Cromo GT, que auxiliam no aumento do metabolismo e, consequentemente, na redução de peso e medidas.


Reportar erro