Borato de sódio elimina cupins; óleos de lavanda evitam praga

Você gasta tempo e dinheiro para escolher os móveis que vão compor e decorar sua casa.…


Você gasta tempo e dinheiro para escolher os móveis que vão compor e decorar sua casa. Escolhe a mesa, armário, balcão, tudo de madeira para ficar ainda mais contemporâneo e combinando com a tendência. Passam-se os meses e lá vem a decepção: cupins.

Esses insetos são capazes de arruinar móveis, portas, janelas e até pisos, se forem de madeira, claro. Porém, a melhor solução não é trocar a mobilha imediatamente ou mesmo mobilhar a casa com móveis que não sejam de madeira. Fique atento a mobília da sua casa e, se perceber algo diferente, atue rapidamente afastando essa praga.

Neste artigo, separamos dicas que vão te ajudar a descobrir se seus móveis estão sendo vítimas dos cupins. Além, também, de indicar formas e receitas caseiras a fim de exterminar essa praga da sua residência e até mesmo de evitá-las.

Os terríveis cupins

Os cupins são insetos que convivem com um alto número de grupos de mesma espécies. Em lugares subterrâneos eles formam uma sociedade. São seres que se alimentam não só das madeiras como também de seus derivados, como papelão e papel.

Óleos essenciais de lavanda afastam o aparecimento de cupins

Foto: Reprodução/ internet

O terror das donas de casa costumam atingir mais nas épocas de dezembro a março, pois é nesse período que os cupins saem para acasalar. Eles se desenvolvem muito rápido, tendo em vista que a rainha dos cupins coloca 84 mil ovos por dia, e quando os filhotes nascem já possuem características de adultos.


Para acabar com a praga ou evitá-la, é necessário estar atento as evidências que podem comprovar o aparecimento dos cupins pela casa.

Como encontrar?

  • Preste atenção nos recantos dos móveis, pois depois de se alimentarem os cupins liberam fezes parecidas com o pó de madeira;
  • Examine as madeiras, se elas apresentarem fendas ou buracos é um possível sinal indicando que a praga está naquele lugar;
  • Teste a madeira. Bata no objeto e observe se ele aparenta está oco, caso comprovada essa situação, empurre uma chave de fenda, se a madeira abrir facilmente houve ação desses insetos.

Receita para destruir a praga

Com soluções caseiras é possível destruir as comunidades de cupins. Quando se utiliza o borato de sódio nas regiões afetadas, os insetos, ao consumi-lo, perdem a capacidade de digerir alimentos, e por essa razão acabam morrendo.

Nesta receita é necessário utilizar em um recipiente com tampa, quatro litros de água com 450 gramas de borato de sódio. Misture a solução e borrife na área afetada. Cuidados para usar o líquido são essenciais, use luvas para manipular a solução e deixe longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Óleos essenciais de lavanda evitar o cupim

Para os precavidos, que não esperam os cupins chegarem para tomar uma providência, a dica são os óleos essenciais de lavanda e vetiver. O santo “veneno” é feito através da mistura de algumas gotinhas dos óleos na água. Caso o piso seja de madeira, utilize um balde com água e adicione algumas gotas dos óleos essenciais de lavanda. Em seguida, passe o pano umedecido da mistura. Além de protegida, sua casa vai ficar perfumada.

Há também o óleo essencial de cravo, ideal para combater os casos iniciais do cupim. A recomendação é borrifar o mesmo na área afetada misturado em uma base vegetal, como o óleo de coco, azeite de oliva etc. ou até mesmo na água. Para cada 100 ml de água ou base vegetal, coloque 10 gotas de óleo essencial de cravo e dê adeus aos cupins.


Reportar erro