Bolsa-de-pastor – Benefícios e propriedades

Se você não conhece por esse nome não se preocupe, a bolsa-de-pastor tem uma listinha…


Se você não conhece por esse nome não se preocupe, a bolsa-de-pastor tem uma listinha de outros nomes e também é conhecida como braço-de-preguiça, bucho-de-boi, chapéu-de-frade, panaceia e planta herbácea. É uma planta de uso medicinal, indicada para as mulheres que sofrem com problemas na menstruação. Ela pode ser usada inteira nas receitas, menos as raízes.

Bolsa-de-pastor - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Características

Não é durante todo o ano que essa planta floresce. Isso ocorre somente no início da primavera até o início do inverno. As folhas são pequenas e possuem apenas quatro pétalas brancas. Cada flor tem o formato de uma bolsa com grande quantidade de pequenas sementes.

Aprenda a usar

Geralmente o uso é em forma de chá. Ela age como adstringente (adstringência é a ação que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas), muito usada em situações que o indivíduo esteja vomitando sangue, hemorragia nasal ou até mesmo em disenterias.


Tomando logo de manhã sem comer nada antes, o suco da planta previne doenças que possam causar ruptura em vasos sanguíneos. Pode-se usar a planta seca, se por acaso não conseguir fresca. Porém as vantagens dela ainda fresca são maiores, assim como as receitas para usá-la. Se ela for amassada e aplicada sobre partes doloridas ou inflamadas aliviam a dor e inflamação. Em épocas de frio a garganta costuma ficar inflamada, se caso ela começar a incomodar, corra atrás da planta e faça gargarejos dela com água logo na manhã e cure as inflamações.

Contraindicações

A bolsa-de-pastor não é indicada para mulheres no período da gestação ou pessoas que possuem pedras nos rins. Pois as doses da planta em quantidade grande pode causar intoxicação.

Curiosidades

  • Antes mesmo de se tornar mais conhecida, essa planta já tinha propriedades medicinais e era usada na China como tratamento em doenças oftalmológicas.
  • Pode ser encontrada facilmente na Europa, Ásia e até nas montanhas, em cerca de 1600 metros de altitude. Quando encontradas então, é só colher e secar as folhas e para fazer o chá.
  • Esse nome curioso da planta, bolsa-de-pastor, foi dado pelo motivo dos frutos serem muito parecidos com uma bolsa ou carteira usada por pastor.
  • É também considerada uma planta protocarnívora. Ou seja, ela mata pequenos insetos ou animais para se alimentar. Mas não tem a capacidade de digerir o que comeu e absorver os nutrientes, diferente de uma verdadeira planta carnívora.

Reportar erro