Bolhas na pele dos pés – receitas naturais

Por Gabriel Oliveira

Tratamento para bolhas nos pés

Modos naturais de acabar com este problema em sua pele | Imagem: Reprodução

As bolhas nos pés podem aparecer em qualquer pessoa, independentemente de idade ou sexo, em especial aquelas que usam sapatos o dia inteiro. A formação dessas bolhas ocorre por conta do excesso de atrito da pele do pé com outro material, como por exemplo, o couro. Outras causas estão relacionadas à queimaduras por conta de temperaturas extremas (muito quentes ou muito frias), alergias, ou até por meio de produtos químicos. Tudo isso faz com que haja um acúmulo de fluido entre duas camadas da pele (externa e interna).

As bolhas são caracterizadas como uma região preenchida com um líquido incolor, e que pode adquirir vermelhidão se for ocorrer o rompimento de algum vaso no local. Elas geralmente ocorrem em pessoas com a pele mais fina e sensível, como é o caso de crianças e idosos.

Geralmente, a região mais afetada por essas bolhas é o calcanhar, que é o local que mais sofre atrito na hora da caminhada, ou prática de esportes.

Cuidados especiais

  • Evite furar as bolhas, pois ao fazer isso, você estará abrindo uma porta para bactérias, vírus e outros microrganismos causadores de infecção, podendo evoluir de uma bolha para um ferimento mais grave. Em poucos dias elas irão secar e cicatrizar sozinhas.
  • Caso a pele se rompa acidentalmente, retire o excesso de pele, com a ajuda de uma tesoura esterilizada e mantenha o local sempre limpo, lavando com sabão bactericida. Aplique um antibiótico tópico (pomadas) e um curativo, para evitar a entrada de agentes inflamatórios.
  • Se a bolha inflamar por algum motivo, procure um médico. Muitas vezes pode ser algo simples e que pode ser facilmente resolvido. Mas existem aqueles casos mais sérios, que necessitam de uma atenção médica especial.

Como Prevenir

Para prevenir bolhas nos pés, basta evitar ao máximo o atrito de outros materiais com essa parte do corpo. Por exemplo, evite sapatos apertados, ou folgados demais. Caso já tenha uma bolha e precise usar um calçado, basta aplicar vaselina sólida no local, para diminuir o atrito.

Tratamento com receitas naturais

Escalda Pé

Em uma bacia que caiba todo o seu pé, coloque uma quantidade de água morna suficiente para cobri-lo. Coloque um punhado de sal grosso e deixe os pés mergulhados nesse líquido durante 20 minutos.

Se suas bolhas já estavam estouradas, esse tratamento pode causar uma certa ardência, por conta do sal, mas é suportável, levando-se em conta que ajuda bastante na cicatrização do ferimento.

Casca de Banana

Limpe bem o local onde encontra-se a bolha. Em seguida, corte um pedaço de casca de banana suficiente para cobrir todo o local afetado. Coloque a casca sob a bolha e cubra enfaixando o local com gaze, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Esse procedimento deve ser realizado de 3 à 4 vezes por dia, até que a bolha comece a secar e cicatrizar.