Bolacha murcha? Veja como fazer elas ficarem crocantes de novo

As bolachas costumam perder rapidamente o aspecto crocante. Elas ficam moles e murchas e muitas pessoas acabam se desfazendo


As bolachas costumam perder rapidamente o aspecto crocante. Elas ficam moles e murchas e muitas pessoas acabam se desfazendo delas devido a esse problema.

Isso acontece porque assim que abrimos o pacote da bolacha, o alimento entra em contato com o ar e consequentemente com um ambiente mais úmido.

No processo de fabricação das bolachas, o amido usado no ingrediente passa por uma transição vítrea e é utilizado para obter um alimento mais maleável sem mudar a estrutura dele.

Bolacha murcha? Veja como fazer elas ficarem crocantes de novo

Foto: depositphotos

Quando a bolacha entra em contato com o ar, as regiões cristalinas desse amido se rompem e permitem que a água entre no alimento, deixando-o murcho e mole.


Mas as bolachas e salgadinhos também podem murchar devido ao vencimento. Nesse caso, não há nada que possa resolver esse problema. O melhor que você tem a fazer para à sua saúde é, realmente, jogá-las fora.

Mas nos demais casos evite o desperdício, pois é possível recuperá-las e deixá-las crocantes novamente. Conheça o passo a passo que também pode ser usados em amendoins, cereal matinal ou salgadinhos amolecidos.

Como deixar as bolachas crocantes novamente

Separe as bolachas que estão mole e murchas e coloque-as em um refratário. Não ponha uma por cima da outra; tenha o cuidado de botá-las lado a lado. Leve o alimento ao micro-ondas de trinta segundos até um minuto, em alta potência.

Caso queira, você pode adicionar manteiga ou queijo para dar um diferencial no sabor da bolacha. Retire as bolachas do fogo e deixe esfriar por um tempo enquanto o resto do vapor é eliminado. Logo elas estarão crocantes novamente e prontas para serem consumidas.


Reportar erro